DESAFIOS PARA UMA NOVA EDUCAÇÃO

PROF. Alexandra Boechat

            Ana Paula Gonçalves 

             Margarete Oliveira

Frente aos desafios dos novos tempos, os professores precisam estar se reinventando a cada instante. Além disto a Escola necessita agregar valor aos alunos para que juntos possam trilhar caminhos para um novo modelo de educação.

  • Como o professor está lidando com os desafios do momento?

– Reinventando sua forma de dar aula;

– Lidando com as novas tecnologias;

– Buscando artifícios que mantenham a atenção dos alunos;

– Pesquisando o desenvolvimento da aprendizagem e o desenvolvimento humano.

  • Como a Escola pode agregar valor aos alunos?

– Oferecer Acolhimento.

Promovendo o senso de pertencimento através de um ambiente confortável e seguro para que o aluno exponha suas emoções, fale de seus medos e dificuldades;

– Promover o gerenciamento de emoções.

Aprender a controlar as emoções negativas, minimizando os impactos emocionais.

– Propor a resiliência emocional.

Incentivar a força e superação frente aos desafios diários.

  • Caminhos para um novo modelo de educação.

– Aprender com o outro;

– Expandir aprendizagens;

– Gerar conexão.

Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser

  • Modelos de Metodologias Ativas que geram bons resultados:

– Aprendizagem baseada em problemas;

– Sala de aula invertida;

– Aprendizagens baseada em projetos;

– Design Thinking

– Aprendizagem entre pares.

Não precisamos carregar o fardo ou o desafio sozinho, mas temos que desenhar estratégias para lidar com esses desafios. Dando um passo de cada vez. Não adianta mirar o topo, é preciso olhar degrau a degrau, porque assim enfrentamos os desafios que estão dentro de nossas possibilidades.

(Fonte: NEMBRI, Armando. Ouvindo o silêncio : surdez, linguagem e educação , 2008)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *