Dicas para ampliar o seu vocabulário

Ter um bom vocabulário é muito importante em todos os aspectos da vida, seja na escola, no trabalho, na faculdade, para escrever, ler, é fundamental conhecer as palavras. Um bom vocabulário auxilia na comunicação em geral, estimula o raciocínio e também influencia diretamente na leitura, tornando mais fácil e eficiente.

Para te ajudar com isso, aqui estão algumas dicas para ampliar o seu vocabulário e conhecer um maior número de palavras:

– Estudar a estrutura e formação das palavras é importante para te ajudar a conhecer os significados que você desconhece. Algumas palavras possuem regras que podem ser estáveis na sua formação, o que pode te ajudar a descobrir o sentido de prefixos, sufixos e radicais, fazendo com que você compreenda o sentido de uma nova palavra.

– Ler textos de diversos assuntos e formatos te coloca em contato com novas realidades, o que pode te levar a conhecer diferentes palavras.

– Caça-palavras ou palavras cruzadas são atividades que ajudam a rejuvenescer o cérebro e são fáceis de encaixar na sua rotina. Hoje em dia existem diversos aplicativos para celulares que te possibilitam praticar, além dos bons e velhos jornais e revistas.

– Escrever frequentemente te ajuda a relembrar palavras esquecidas e procurar novas palavras para expressar o que você quer dizer. A escrita pode ser desenvolvida de todas as formas, seja em lições de casa e trabalhos, por hobbies, nas redes sociais, etc.

– Consultar o dicionário é importantíssimo para aprender e conhecer novas palavras. Por meio dele você descobre novos significados e sentidos.

– Ser curioso é uma das características de quem quer aprender, por isso sempre que se deparar com uma nova palavra, procure saber seu significado. Tente analisar todo o contexto, pergunte para alguém o que significa ou recorra ao dicionário.

– Estar em contato com pessoas de perfis diferentes (que se comunicam de uma forma diferente da sua) também auxilia na ampliação do vocabulário. Ou seja, conversar com pessoas de outros estilos, seja em aspectos como idade, preferências, profissões, entre outros, além de te permitir sair da “bolha” também pode agregar ao seu vocábulo.

Que tal colocar em prática essas dicas e aperfeiçoar o seu vocabulário? Você terá muitos ganhos para sua comunicação e escrita!

Fonte: https://canaldoensino.com.br/blog/7-dicas-para-ampliar-o-vocabulario

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *