Aulas remotas: o espaço escolar ainda é fundamental para o ensino infantil

As escolas sofreram adaptações por causa da pandemia mas o espaço físico que elas possuem são importantes e não podem ser substituídos

 

É na infância que todos nós despertamos a curiosidade sobre o mundo, conhecida por alguns como “a etapa das janelas”, ela é a fase mais importante para adquirir diversos conhecimentos e habilidades. E a escola é um dos meios essenciais para o cérebro que está em desenvolvimento.

Essas “janelas” representam as oportunidades que vão surgindo durante a primeira parte da vida e muitas coisas podem ser aprendidas com mais facilidade que na fase mais adulta, como novas línguas, esportes, desenhos, etc.

As habilidades podem ser notadas pelos pais e também professores, e se aproveitadas, geram grandes resultados ao longo da vida dos pequenos. Em pandemia, essas atividades estão sendo exploradas por cada professor com materiais acessíveis para composição do exercício.

A função que a escola exerce na vida das crianças, vai até o comportamento físico e emocional que elas levarão para todos os setores da vida. E não só a instituição como também, os professores são extremamente relevantes como condutores desse processo.

O convívio com outros alunos, também amplia as formas de comunicação para a interação social e os vínculos além dos familiares. Esse é um fator muito questionado em tempos de pandemia, já que crianças de até 5 anos geram a evolução dessas habilidades através do contato físico.

Embora muitas escolas tenham se adaptado ao ensino remoto, o espaço que a escola tem para receber os alunos representa um lugar de oportunidades e acolhimento. Quando dizemos que a criança vai para brincar, esquecemos os métodos adotados por cada profissional para que o ensino seja passado de maneira adequada e eficaz.

Por isso, sabendo a importância que existe no contato com colegas e a escola, é recomendado principalmente agora, que todas as atividades feitas sejam acompanhada pelos pais e professores para que essa sensação de interação com o aprendizado não sofra com o isolamento social que estamos vivendo.

Esses métodos garantem a saúde emocional, física e não deixam a sensação de vazio que muitas vezes pode ser despertada. E mesmo com tanta tecnologia, a escola ainda é o melhor meio de aprendizado para as crianças.

 

Fontes: https://paisefilhos.uol.com.br/crianca/valorizacao-da-educacao-infantil-a-importancia-da-escola-e-do-professor-na-vida-do-seu-filho/

https://www.terra.com.br/noticias/educacao/especialistas-discutem-os-desafios-da-educacao-infantil-provocados-pela-pandemia,7db99410145eb71c5498436d18f2fb4fyvi623nf.html

Imagem: https://br.freepik.com/fotos-gratis/estudante-sentada-no-desenho-da-mesa_1267523.htm#page=5&query=educa%C3%A7%C3%A3o+infantil&position=30

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *