Desafios de estudar para o Vestibular em tempos de pandemia

O EAD tem sido o único recurso para os vestibulandos durante a quarentena.

O ano de 2020 trouxe um contratempo para os estudantes que se preparam para prestar vestibular. Devido à necessidade de isolamento social, as escolas suspenderam as aulas presenciais e desde então, têm se adaptado às formas de ensino a distância para reduzir ao máximo as perdas de rendimento e queda de aprendizado.
Para muitos jovens, o período que antecede o vestibular causa muita ansiedade e preocupação e agora, com o coronavírus e o fechamento das unidades de ensino, estes sentimentos estão ainda mais fortes. Muitas plataformas e sistemas foram aprimoradas nesse período, para atender aos diversos tipos de necessidade apresentadas pelos alunos, mas não há como negar que estudar a distância necessita, acima de tudo, de disciplina e organização.
E isso nem sempre é tão fácil, pois em casa, precisamos seguir os mesmos cronogramas e horários: Assistir aula, tirar dúvidas, fazer exercícios e estudar. É importante para os estudantes obedecer a rotina, manter as metas de estudo, seguindo o planejamento anual da escola. As aulas ministradas em plataformas on-line, serão as formas mais eficientes se organizar intervalos semelhantes aos da escola entre as aulas. Manter os estudos em dia e a boa utilização das ferramentas, como chats e fóruns, serão as fontes de contato direto com os professores, para a solução de dúvidas.
Ter um ambiente adequado para assistir as aulas e estudar também é um desafio para os estudantes. É fundamental para um bom aprendizado que o local para os estudos seja calmo e confortável. Então, é bom seguir algumas dicas, como deixar todos os materiais necessários organizados, não deixar nada tirar a atenção nesse momento, como o som do celular ou TV e sempre utilizar fone de ouvido para ouvir as aulas.
Tentar manter em casa o estudo durante o mesmo horário em que estaria na escola é mais uma indicação, além de conhecer em qual intervalo do dia que o rendimento para o estudo é melhor – o que varia conforme cada pessoa. Se o foco e o desempenho são melhores à noite ou pela manhã, é bom que o estudante respeite seu próprio ritmo.
Existem muitas maneiras de você manter os estudos em dia além das aulas a distância: lives, cursos online, muita leitura e até as redes sociais, que se tornaram grandes aliadas nesse momento de quarentena. A questão é que mesmo que tenha todas essas ferramentas ao seu alcance, se você não estabelecer uma rotina eficiente e compatível com as suas limitações, a desmotivação pode tomar espaço, a preguiça pode aparecer e procrastinação irá ditar seu ritmo de estudos.
Para dar uma força nos seus estudos, vamos dar mais algumas dicas para criar um bom cronograma e se preparar para o vestibular:
• Saiba priorizar as matérias
Durante a criação do cronograma, vale separar as matérias por dia. Comece pelas quais tem mais facilidade e organize-as para que elas sejam intercaladas com uma de maior dificuldade.
• Leia as obras literárias
Por estar mais tempo em casa, aproveite para ler os livros exigidos nos vestibulares de fim de ano. Também é interessante fazer resumos, resenhas e mapas mentais.
• Horários
Analise quais são os melhores horários para estudar. Isso varia de acordo com a preferência de cada um, mas é importante, por exemplo, optar por períodos mais silenciosos e tranquilos.
• Seleção dos conteúdos
A prova do Enem é compostas por redação e perguntas objetivas divididas em quatro áreas. É importante analisar com atenção os conteúdos mais recorrentes do Enem e observar os principais pontos de cada assunto. Isso pode ajudar a não levar muito tempo em apenas um conteúdo.
• Descanse
Não basta fazer intervalos durante o estudo se dormir pouco. Para se recuperar, procure dormir entre 6 e 8 horas por noite.

Fonte:

Plano de aulas remotas – Como fazer?

https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/blog/vestibulares-suspensos-o-que-fazer.htm
https://www.em.com.br/app/noticia/bem-viver/2020/04/25/interna_bem_viver,1136847/saiba-como-aproveitar-a-quarentena-para-intensificar-a-preparacao-para.shtml

116 comments

  1. I really love your site.. Great colors & theme.
    Did you build this site yourself? Please reply back as I’m hoping to create
    my very own blog and would love to know where you got this from or exactly what the
    theme is called. Thank you!

  2. Nice post. I used to be checking constantly this blog and I’m impressed!
    Extremely helpful info specifically the last part 🙂 I
    deal with such info a lot. I used to be looking for this certain information for a long time.
    Thank you and good luck.

  3. Good post. I learn something new and challenging on websites I stumbleupon everyday.
    It’s always interesting to read through content from other writers and practice a little something
    from other websites.

  4. Thanks a bunch for sharing this with all folks you really realize
    what you are speaking approximately! Bookmarked.

    Kindly additionally seek advice from my website =). We will have a
    hyperlink alternate agreement among us

  5. Oh my goodness! Amazing article dude! Thank you so much, However I am encountering issues with your RSS.
    I don’t know the reason why I cannot join it. Is there anyone
    else having identical RSS problems? Anyone who knows
    the answer can you kindly respond? Thanks!!

  6. I believe everybody went like Ones New website, reason being things like this site without doubt has a article on quality. I loved read A New content. go on To remain a useful article, I will avail Once more by One additional time. Bless you.

  7. Hi there! This post couldn’t be written any better! Reading through this post reminds me of my previous room mate! He always kept talking about this. I will forward this article to him. Pretty sure he will have a good read. Thank you for sharing!

  8. Having read this I thought it was very informative. I appreciate you taking the time and effort to put this article together. I once again find myself spending way to much time both reading and commenting. But so what, it was still worth it!

  9. Hi, just required you to know I he added your site to my Google bookmarks due to your layout. But seriously, I believe your internet site has 1 in the freshest theme I??ve came across. It extremely helps make reading your blog significantly easier.

  10. Ihr digitaler Lizenzanbieter ist Softhier.com. Kaufen Sie Windows 10 Pro- und Windows 11-Betriebssystemlizenzen zu erschwinglichen Preisen. Sie können auch Office 2019 Pro und andere Lizenzschlüssel erwerben.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *