Colégio Augusto Ramos agora é uma escola associada a UNESCO.

Projeto Unesco 2020
Fitossanidade: A existência do homem e preservação do planeta através da Ciência, Consciência, Paciência, Persistência e Coexistência.

No ano de 2015 foi apresentado à UNESCO pela Finlândia a proposta de celebrar o Ano Internacional da Fitossanidade. A proposta partia do pressuposto que visava: “Aumentar o reconhecimento, entre o público em geral e os decisores políticos, da importância de plantas saudáveis e da necessidade de as proteger, para se conseguir atingir os objetivos do Desenvolvimento Sustentável”.

Apesar da proposta ter sido aprovada na época pela UNESCO, foi em 20 de dezembro de 2019, que a Assembleia-Geral das Nações Unidas a definiu que 2020 seria o Ano Internacional da Fitossanidade.
A medida é considerada importantíssima visto que aproximadamente 40% das culturas alimentares sejam perdidas anualmente, devido a pragas e doenças das plantas.
Só no Brasil, segundo o Ministério da Agricultura e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO), perdemos mais de 10 milhões de toneladas de grãos todo ano, devido ao mau manejo da colheita e pós-colheita de sua produção.
As perdas se dão principalmente pelas condições fitossanitárias dos grãos e do local de armazenamento. O ataque de fungos, bactérias, insetos e roedores resultam em grandes perdas do rendimento total de grãos armazenados, isso sem contar com as lavouras malsucedidas.

Então o que é Fitossanidade?
Fitossanidade é um conceito utilizado para classificar a proteção de plantas ao ataque de pragas e doenças que atingem sua saúde. Criado no início do século XX, antes mesmo do desenvolvimento das primeiras técnicas para solucionar e prevenir essas condições prejudiciais para a lavoura.

Como ela é útil para a Agronomia?
Ao compreender que a Fitossanidade está relacionada com a proteção das plantas ao ataque de pragas e doenças, fica fácil entender seu papel na rotina do produtor rural e dos pesquisadores e estudiosos nessa área. Graças à Fitossanidade é que várias tecnologias e tratamentos foram desenvolvidos para aumentar a rentabilidade e o tempo de vida das diferentes plantações espalhadas pelo mundo, tornando a relação entre o homem e os produtos agrícolas ainda mais satisfatório.

Como usá-la?
Para usar corretamente as técnicas de Fitossanidade é preciso estudar as melhores alternativas para o tipo de lavoura. Conhecendo as características da plantação é possível escolher o tratamento certo para proteger a saúde das plantas – e trazer os melhores resultados.

Como fazer uso da tecnologia em benefício da Fitossanidade?
O uso de tecnologia na agricultura nunca foi tão intenso. A produção de alimentos tem sido transformada através dos avanços científicos das últimas décadas. O melhoramento genético e a automação do plantio e do uso defensivos agrícolas entre outros estão transformando a agricultura brasileira no mundo. Através desses avanços estamos conseguindo aumentar a produtividade diminuindo a extensão das áreas de cultivo.

Cada vez mais ferramentas tecnológicas estão sendo incorporadas ao campo, contribuindo para uma produção de alimentos sustentável. É o caso, por exemplo, da agricultura digital, que usa a informática para otimizar o manejo e a gestão do campo. Também é possível citar a biotecnologia, que tem contribuído com a melhoria da produtividade por meio do desenvolvimento de variedades com novas características.

A Fitossanidade é o conjunto de ciências que estão relacionadas à sanidade vegetal. Engloba o conhecimento e técnicas das áreas de fitopatologia, entomologia agrícola e plantas daninhas.
A utilização de produtos fitossanitários para a prevenção e o controle de pragas, doenças e plantas daninhas e o surgimento de novas ferramentas como as plantas geneticamente modificadas têm contribuído para a melhoria da sanidade das culturas, trazendo benefícios como o aumento da produtividade.
Portanto a Fitossanidade é a grande defensora da agricultura nas mais diversas áreas, tanto no conhecimento popular quanto no científico, o segredo é como iremos a partir de agora encarar essa realidade.

146 comments

  1. Hello there! Quick question that’s completely
    off topic. Do you know how to make your site mobile friendly?
    My weblog looks weird when browsing from my iphone4.
    I’m trying to find a template or plugin that might be able to fix
    this issue. If you have any suggestions, please share. Thank you!

  2. With havin so much content do you ever run into any problems of plagorism or copyright infringement?
    My blog has a lot of exclusive content I’ve either created myself or outsourced but it seems a lot of it is
    popping it up all over the internet without my agreement.
    Do you know any ways to help reduce content from being stolen? I’d really appreciate it.

  3. Hey there! I know this is somewhat off topic but I was wondering which blog platform are
    you using for this website? I’m getting tired of WordPress
    because I’ve had issues with hackers and I’m looking at alternatives for another platform.
    I would be great if you could point me in the direction of a good platform.

  4. I’m not sure where you are getting your information, but great topic. I needs to spend some time learning much more or understanding more. Thanks for fantastic info I was looking for this info for my mission.|

  5. Admiring the persistence you put into your blog and detailed information you offer. It’s awesome to come across a blog every once in a while that isn’t the same unwanted rehashed material. Excellent read! I’ve saved your site and I’m including your RSS feeds to my Google account.|

  6. I’ve been exploring for a little for any high quality articles or blog posts on this sort of area . Exploring in Yahoo I ultimately stumbled upon this site. Studying this information So i’m satisfied to show that I have an incredibly good uncanny feeling I found out just what I needed. I such a lot no doubt will make sure to do not omit this web site and give it a glance regularly.|

  7. What i do not understood is in reality how you’re no longer actually a lot more neatly-appreciated than you might be right now. You are very intelligent. You understand therefore considerably relating to this matter, produced me personally consider it from so many varied angles. Its like women and men don’t seem to be interested until it is something to do with Girl gaga! Your individual stuffs nice. All the time take care of it up!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *