Como estudar para o vestibular

Muitos estudantes se preparam para o vestibular e querem saber a melhor maneira de obter bons resultados

Ao iniciar a preparação para as provas do vestibular, muitos estudantes estão obtendo a consciência e disciplina necessária para criar regras e uma rotina de estudos organizada para não se perder no meio do caminho.

Ao entender a necessidade de focar nos estudos é preciso tomar algumas providências antes mesmo de iniciar as atividades. A primeira delas é organizar um cantinho de estudos. Um espaço fresco, limpo, calmo, arejado e, principalmente, silencioso para o desenvolvimento das atividades. Criando esse local apropriado, as chances de melhorar a concentração e a produtividade crescem muito mais.

Outro fator muito importante para quem deseja obter resultados positivos é a disciplina. É necessário adquirir o hábito de estudo através de uma rotina que deve ser rigorosamente seguida. Após definir o ambiente, defina também um mesmo horário para se dedicar às provas do vestibular diariamente.

Estabeleça também algumas regras, com materiais que atendam as necessidades do curso que irá prestar. O simples planejamento de estudo das disciplinas já resulta em um aproveitamento significativo de suas horas, acarretando em menos desperdício do seu tempo. Criar essa regularidade faz com que a ideia de sentar e estudar se torne um hábito, o que facilita muito a vida do estudante.

É importante também “eliminar as distrações”, principalmente as que possam estar acessíveis e próximas do ambiente de estudo. Esqueça a televisão, os bate-papos, o celular e as redes sociais. Deixá-los próximos só irá prejudicar a sua concentração. A distração e o bate-papo podem ficar para outro momento.

Ao estudar, defina prioridades sobre o conteúdo em que possui maior dificuldade e aquele que terá maior peso na prova que for fazer. Se já tiver uma boa noção de todo o conteúdo, vá direto para o estudo das matérias que tenha mais dificuldades. Leituras em voz alta também podem ajudar.

Faça simulados, use provas antigas e resoluções comentadas. Além disso, lembre-se de deixar todo o material de estudo próximo e acessível. Apostilas, folhas, caderno de anotações, dicionário, lápis, borracha etc. Interromper as atividades para buscar algo que tenha esquecido pode fazer com que se perca a linha de raciocínio e a concentração. Mantendo tudo em mãos, o aproveitamento do tempo dedicado aos estudos será muito melhor. Boa sorte!

 

Fonte: https://vestibular.mundoeducacao.uol.com.br/dicas/como-estudar-para-vestibular-sozinho.htm

https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/roteiro-de-organizacao-de-estudos-para-quem-faz-apenas-cursinho/

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *