Benefícios da dança sobre a ansiedade

Provavelmente você deve já ter ouvido falar dos impactos do isolamento social em crianças e adolescentes durante o tempo de pandemia. Não são raros os relatos de pais sobre episódios de ansiedade, tédio, estresse e desinteresse pelas aulas on-line.

Nestas férias, como lição de casa, além de discutir a questão dos benefícios da escola em si, precisamos refletir sobre os impactos de um isolamento tão duradouro sobre a saúde mental dos mais novos.

A ansiedade em crianças e adolescentes pode levar a uma alteração de comportamento que se manifesta numa tendência ao retraimento social e ao receio de responder a estímulos ambientais. Tem como característica principal a preocupação excessiva e a expectativa apreensiva, proporcionando uma aceleração inadequada. Do ponto de vista físico, pode haver taquicardia, sensações momentâneas de falta de ar, sudorese, desconforto intestinal com episódios de diarreia e até dores no corpo.

Pensando na saúde mental de crianças e adolescentes, proponho, a seguir, alguns conselhos e exercícios que podemos praticar em família visando ao bem-estar físico e emocional dos mais jovens:

  • Encoraje seus filhos a falarem abertamente sobre sentimentos;
  • Quando a criança estiver preocupada, ajude a resolver o problema dela;
  • Estimule seus filhos a cuidarem de sua saúde física, explicando os benefícios de um boa noite de sono, da alimentação adequada e dos exercícios físicos;
  • O estimulo à dança, por exemplo, é uma alternativa!

Colocar o corpo para mexer ao som de uma música agradável melhora o sistema cardiovascular, aumenta o fluxo sanguíneo, favorece a respiração correta e também ajuda nas defesas do organismo. É só escolher o ritmo!

Existem diversos projetos de danças gratuitos voltado para crianças e adolescentes, que auxiliam os jovens a passarem por esse momento. A seguir temos algumas referências:

  • Projeto Núcleo Lúz- projeto que faz parte do Programa Fábricas de Cultura, da Secretaria da Cultura.

Sobre o projeto
O projeto é gratuito e oferece bolsa-auxílio, alimentação e transporte aos aprendizes da Região Metropolitana de São Paulo.

Para saber mais sobre o Núcleo Luz, se informar sobre a abertura dos próximos processos seletivos acesse a pagina:

http://www.cultura.sp.gov.br/StaticFiles/FabricasDeCultura/index.html

  • Bom de Nota, Bom de Dançaprojeto cultural oferece, aulas gratuitas de danças urbanas e balé a crianças e adolescentes de sete a 12 anos matriculados na rede municipal de ensino. 

Sobre o projeto

O projeto é realizado com recursos de incentivo fiscal da Usina Lins, via Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), com o objetivo e missão de levar e fomentar a cultura na cidade, em parceria com a educação. Iniciativa também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Lins.

Fonte

Leia mais em:

https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/criancas-e-adolescentes-com-ansiedade-e-tedio-na-pandemia-como-lidar/

https://www.unimed.coop.br/viver-bem/saude-em-pauta/beneficios-da-danca-para-o-corpo

https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/projeto-muda-vida-de-jovens-da-periferia-por-meio-da-danca/

https://br.freepik.com/fotos-gratis/dois-jovens-girsl-e-menino-dancando-hip-hop-em_9480101.htm#page=1&query=jovens%20dan%C3%A7ando%20&position=10

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *