Dicas de como escolher a profissão

Quando chega ao ensino médio, os adolescentes começam a se preocupar mais com a escolha da profissão. Apesar de comum, essa decisão não é tarefa fácil, já que envolve uma série de fatores, como a habilidade, a vocação, os interesses e a realidade do mercado.

Algumas dicas são essenciais e fazem bastante diferença.

Cobre-se menos

É comum que algumas pessoas saibam, desde cedo, o que querem seguir na vida profissional e, da mesma forma, é comum que outras não façam ideia. Isso porque não há uma idade determinante para descobrir um talento ou interesse.

A decisão da carreira profissional precisa ser feita com maturidade e calma, sem que haja pressão (tanto de outras pessoas quanto a autocobrança). Assim, é necessário respeitar o próprio tempo e evitar comparações.

Dê atenção aos seus interesses e habilidades

Não existe uma regra para definir qual profissão seguir, mas muitas vezes a decisão costuma envolver aquelas atividades que já despertam o interesse desde cedo. E, nesse caso, a escola pode ser uma ótima fonte de observação.

Busque informações

É comum que, ao longo do ensino médio, os professores e a coordenação escolar incentivem os alunos a conhecerem as rotinas profissionais. Para isso, muitas faculdades e universidades promovem feiras de profissões ou permitem que graduandos deem palestras sobre os cursos.

Avalie a grade curricular

Outra opção para auxiliar na escolha profissional é analisar a grade curricular do curso. Isso porque as disciplinas ministradas podem dar uma boa ideia do que é o campo profissional, quais as oportunidades futuras e, claro, tudo o que vai ser vivenciado pelos próximos anos de estudo.

Busque orientação profissional

Orientadores de carreira são profissionais que entendem bastante do mercado profissional atual e podem ajudar na escolha (ou mudança) de profissão. Por isso, além de orientar em relação ao autoconhecimento (interesses, habilidades, capacidades), esse tipo de ajuda faz uma análise disso tudo em relação às oportunidades de mercado.

Fonte: https://grupomarista.org.br/blog/descubra-como-escolher-sua-profissao/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *