O que fazer com as crianças na quarentena?

De uma hora para a outra, o mundo mudou. O comércio fechou, a rotina de trabalho teve que ser adaptada ao Home Office e as escolas tiveram que suspender as aulas presenciais para preservar a saúde e bem estar dos alunos e colaboradores. Tantas mudanças podem ser um choque para as crianças que naturalmente são ativas, gostam de descobrir o mundo e interagir com outras crianças e parentes.
O psicólogo da Unimed Vitória Vinícius Grassi destacou ao site agazeta.com.br, que é muito importante estar atento aos sentimentos das crianças neste momento de distanciamento social. “É preciso dar todo o acolhimento, explicar de forma leve e lúdica o que está acontecendo, ouvir o que elas têm a dizer e buscar formas de deixá-las mais confortáveis com a situação”.
Pensando nisso, separamos algumas dicas que ajudarão os pais a lidar com as atividades ( e as emoções) dos pequenos durante a quarentena!
– Converse com o seu filho. Explique de forma lúdica e tranquila o que está acontecendo, e que logo tudo irá se resolver! Também é importante ouvir as crianças e deixá-las expressar seus sentimentos.
– É essencial estabelecer uma rotina que otimize a vida de todos os membros da família. Planeje atividades criativas para manter os pequenos entretidos. Seja criativo! Existem diversas brincadeiras para fazer com os baixinhos na internet.
– Se a escola passou atividades para fazer em casa, estabeleça o mesmo horário todos os dias, para que seu filho faça os deveres.
– Caso o papai e mamãe estejam trabalhando em casa, o ideal é alternar o horário de trabalho. Assim, os dois conseguirão dar atenção aos filhos e entregar as demandas profissionais.
– Inclua as crianças nas tarefas domésticas. Assim, elas irão se sentir úteis e ficarão entretidas.
E a dica mais importante: aproveite a quarentena para se aproximar ainda mais da família. Nesse momento de tantas dúvidas, a nossa única certeza é o amor e o carinho que sentimos pelos nossos entes queridos.
https://www.agazeta.com.br/revista-ag/comportamento/quarentena-e-hora-de-ter-ainda-mais-calma-com-as-criancas-0420

5 dicas de como fazer home office tendo crianças em casa

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *