Conheça algumas técnicas de estudo para melhorar seu desempenho na escola

Ter boas práticas de estudo é essencial para um bom desempenho acadêmico. Passar horas e horas estudando não necessariamente resulta efetivamente em boas notas, qualidade de estudo não está ligado a quantidade de horas. Por isso, trouxemos algumas dicas simples que podem contribuir com seu processo de aprendizagem e fazer com que você melhore sua performance escolar.

1 – Crie um Plano de Estudo

Faça um planejamento semanal distribuindo os conteúdos por dia, desta forma você desenvolve sua organização, autoconhecimento e evolui gradualmente. Separe por tópicos e horários, o ideal é que você estude um pouco a cada dia, e em caso de matérias mais difíceis, reserve um tempo maior.

2 – Métodos Auditivos e Visuais

Os estímulos auditivos são boas opções para memorização de conteúdos. Representar informações por meio de desenhos, figuras, gráficos, tabelas também é uma ótima forma de fixar conteúdos. Elaborar esquemas como os mapas mentais e diagramas, que associam imagens e textos, contribui para o aprendizado e estimula a criatividade.

3 – Exercícios

Resolver exercícios é uma das técnicas mais eficientes para se estudar. Apostilas, simulados sempre são bem vindos para testar o conhecimento e reavaliar o plano de estudo a fim de melhorar o desempenho. Tente resolver questões de níveis variados para absorver melhor o conhecimento.

4 – Grifar Conteúdos

O marca-texto é um excelente amigo, uma técnica simples e que exige pouco esforço. O método contribui para memorização e auxilia na leitura do material. Tome o cuidado para não sair grifando tudo, e se perder na seleção de trechos importantes.

5 – Usar lápis e papel

Segundo pesquisadores este é um dos mais eficazes métodos de estudo. Com a tecnologia, utilizar meios eletrônicos pode ser conveniente, porém, geram mais distrações, além de que o uso de telas digitais em excesso para a leitura pode impactar negativamente o desenvolvimento cognitivo das crianças. Ter papel e lápis em mãos ajuda a compreender melhor a matéria, além de serem essenciais para rascunhos.

Aproveite essas dicas simples e práticas para melhorar seus resultados e avançar em seu desempenho nos estudos!

Fonte : https://blog.etapa.com.br/curso/metodos-de-estudo

https://blog.etapa.com.br/colegio/melhores-tecnicas-de-estudo
https://br.freepik.com/fotos-gratis/conceito-de-educacao-estudante-estudando-e-brainstorming-conceito-de-campus-perto-de-estudantes-discutindo-seu-assunto-em-livros-ou-livros-didaticos-foco-seletivo_1239167.htm#page=1&query=estudar&position=13

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *