Técnicas para melhorar sua concentração nos estudos

Apesar do adiamento do Enem, é preciso continuar a rotina de estudos em casa

Além do exame nacional do Ensino Médio – que segue adiado – é preciso se preparar também para as avaliações finais da escola. Há muitas formas de se planejar para a hora do estudo, como deixar o celular de lado, procurar um lugar tranquilo e silencioso, separar um lanche e água, tudo para que o rendimento seja melhor. Mas e quando não conseguimos focar de jeito nenhum e seus pensamentos estão distantes?
Ainda mais nesse momento conturbado que passamos, com incertezas sobre o retorno das aulas presenciais e a necessidade de manter um bom rendimento nos estudos. Existem algumas técnicas que podem ajudar o cérebro a se concentrar e focar em uma só tarefa por mais tempo. Confira:
1- Faça anotações à mão: Uma das formas mais eficientes de assimilar e memorizar o conteúdo, é sem dúvidas escrever e anotar o que está aprendendo. Isso acontece porque, depois de ler, você está processando toda aquela informação enquanto toma nota, o que melhora muito os resultados. Algumas pessoas preferem escrever somente depois de toda explicação. Teste o que for melhor para você, ok?
2- Revise a matéria que aprendeu em aula no mesmo dia: Mesmo durante o período de aulas online, devemos incluir na rotina um momento para estudar o que aprendemos. Além de evitar acumular matérias, estudar o conteúdo visto em sala de aula no mesmo dia fará com que seu cérebro entenda que aquilo é importante e o memorize.

3- Exercite-se: A prática de atividades físicas ajuda a eliminar as tensões — e não é diferente no caso dos estudos. Realizar atividades físicas libera hormônios, um processo muito importante na regularização da atividade cerebral. Essa é uma maneira de garantir uma sensação de bem-estar e relaxamento, o que ajuda muito na hora de se concentrar para valer. Como precisamos manter o isolamento social, reserve um horário para uma sequência de exercícios, uma dança ou pular corda.

4- Técnica do Intervalo – Reserve um horário para estudar e execute essa tarefa ininterruptamente durante o momento de concentração, depois, faça breves intervalos de descanso. Essas pausas ajudam o cérebro a descansar e a recarregar as energias para novas sessões de estudo.

5- Música? Só em línguas que você não entenda. Não é proibido estudar ouvindo música – há quem precise dela para se concentrar. Caso o local tenha muito ruído ou conversas, uma dica é ouvir músicas com fones de ouvido. Opte por um repertório leve e que seja relaxante ao mesmo tempo. Mas evite ouvir músicas em idiomas que você entenda – isso pode fazer com que você desvie sua atenção para a letra e esqueça a matéria. Há também quem busque associações com as matérias e temas, às músicas que estão ouvindo no momento da tarefa. O importante é sempre encontrar a opção que te permita uma maior concentração.
E aí, que tal colocar as dicas em prática agora mesmo? Depois nos conte se deram resultado e o seu cérebro conseguiu se concentrar e focar mais nos estudos!

Fonte: https://www.mundovestibular.com.br/vestibular/dicas/como-estudar-ensine-seu-cerebro-a-se-concentrar
Fonte: https://canaldoensino.com.br/blog/como-estudar-ensine-seu-cerebro-a-se-concentrar?fbclid=IwAR242Y1PqvKZlWf7TOE5CQ1jO3zClijhBX84enR_1faOXdU7-QYqIkE7wII

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *