Crianças Canhotas: Conheça algumas curiosidades e entenda melhor como auxiliá-las em seu desenvolvimento.

Pesquisas mostram que aproximadamente 10% da população mundial é canhota vivendo em um mundo onde a maioria das coisas são planejadas para destros. Além disso, historicamente, escrever com a mão esquerda já foi apontado como algo negativo, relacionado à criminalidade, rebeldia e, até mesmo, bruxaria. O que levou muitos pais tentaram de todas as maneiras fazerem os filhos canhotos se tornarem destros.

Neste contexto, seu filho pode fazer parte desta pequena porcentagem e encontrar alguns obstáculos para o seu desenvolvimento e aprendizagem, por isso trouxemos algumas informações importantes que vão te ajudar a entender melhor e auxiliar seu pequeno a superar qualquer barreira.

  • Nos canhotos, o hemisfério dominante do cérebro é o direito, isso faz com que eles trabalhem melhor com o lado esquerdo do seu corpo.
  • As crianças canhotas normalmente possuem uma maior capacidade criativa, pois, seu hemisfério direito (o da criatividade, inspiração e habilidade artística) é mais estimulado e ativo.
  • É muito importante que os pais tenham paciência durante a fase em que a criança canhota aprende a escrever, sendo necessária uma atenção à sua aprendizagem e desenvolvimento, porque tanto na escola como em atividades extracurriculares é muito comum que o lado direito seja mais estimulado que o esquerdo.
  • Pequenas e diárias tarefas podem se mostrar um pouco mais complicadas do que o normal, como recortar, usar o mouse, tocar instrumentos e utilizar utensílios domésticos, pois, como já citado, a maioria dos objetos são produzidos no padrão para destros.
  • No mundo ocidental, escrevemos da esquerda para a direita, o que para os canhotos significa que sua mão irá  cobrir algo recém-escrito, podendo fazer com que as palavras se transformem em borrões, para crianças que são novas ou ainda estão aprendendo essa tarefa será um pouco mais trabalhosa.
  • No momento das refeições considere trocar a faca e o garfo de lugar. Esse item é algo de preferência pessoal, já que nem todos os canhotos cortam com a mão esquerda. Por isso, pergunte ao seu filho o que é mais fácil para ele e ajude-o a segurar os talheres da maneira correta.

Dentre todas essas informações, a principal é que a criança canhota deve se sentir totalmente à vontade e confortável, nunca sendo forçada a usar a mão direita para algo que não lhe pareça natural e que seja mais difícil. Alguns estudos científicos revelam que a dislexia e a gagueira são mais frequentes em canhotos, devido ao fato das crianças terem sido forçadas a usar a mão direita. Tendo isso em mente é sua tarefa contribuir para que o seu filho se desenvolva da melhor maneira possível com o seu lado dominante.

Fontes:

https://paisefilhos.uol.com.br/crianca/7-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-criancas-canhotas/
https://soumamae.com.br/10-curiosidades-as-criancas-canhotas/

(Fonte: https://www.quickanddirtytips.com/parenting/tweens-teens/tips-for-parents-of-left-handed-children)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *