A bondade que conecta!

Em período de pandemia e isolamento social, uma das coisas que mais pode unir pessoas é a bondade. 

Bondade conecta pessoas, fazendo pontes entre diferentes religiões, gêneros, raça, cultura, enfim, toda diversidade é aceita na bondade. E a melhor parte é que ela cultiva alegria, principalmente quando os atos bondosos acontecem mais frequentemente, e o benefício é mútuo, tanto aquele que recebe o ato quanto o que realizou experienciam uma emoção positiva. 

A neurociência estuda os benefícios de atos de bondade e temos estudos comprovando que eles são componentes chave até mesmo para uma vida mais saudável e longa 

Incentive bondade em sua sala de aula, escola, família, comunidade tentando alguma das ideias que levantamos ao longo deste post.

Bondade na prática

Ensine habilidades socioemocionais  

bondade como toda habilidade precisa ser treinada e incentivada continuamente para que se torne um hábito, ensinar aos estudantes sobre bondade os torna mais empáticos, mais socialmente conectados e atentos ao seu entornoEnsinar habilidades sociais como escuta ativa e empática, respeito a diferentes perspectivas, cria-se um ambiente seguro emocionalmente em que a norma é ser bondoso. 

Bondade é contagioso, então espalhe

Até mesmo as menores ações podem te lembrar sobre bondade, qualquer pequeno gesto é uma inspiração, bondade é muito amplo então ensine quantas formas de bondade puder imaginar para que seus estudantes possam diferenciar um ato bondoso do não-bondoso. Adicione a sua rotina algo como “minuto da bondade” para que os estudantes possam destacar o que viram ou que realizaram no dia e para que possam perceber o que sentiram presenciarem aquilo. 

a bondade é uma ação

Ações que conectam

Desafie-os

Dê tempo e espaço para que as crianças possam ser bondosas e faça com que suas histórias de bondade sejam contadas, anonimamente ou não, durante eventos ou momentos da aula em que eles estejam juntos e possa conversar sobre aquilo. 

Não se esqueça de você 

Algumas vezes somos extremamente gentis com outras pessoas, mas nos esquecemos de nós mesmos, pratique atos bondosos consigo, adultos e crianças precisam de bondade, então não se esqueça de começar por você! 

Seja transparente e mostre a sua intenção em criar um mundo mais bondoso. Seja o seu ato bondoso, segurar a porta para alguém passar, comprar algo para um desconhecido necessitado na rua, escrever um cartão ou uma mensagem de texto “saudades de você” e enviar para aquele amigo… Pergunte-se ativamente e todos os dias “O que eu vou fazer para fazer a diferença hoje?” 

 

Fonte : https://www.olideremmim.com.br/blog/a-bondade-que-conecta/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *