5 filmes recomendados pelo Líder em Mim

 

Em tempos de quarentena, o confinamento em casa pede duas coisinhas essenciais: relaxar e se distrair! Especialmente nos finais de semana, a ordem da vez é botar em dia aquela lista de séries pra maratonar, dedicar tempo para leituras, fazer sessão de cinema com pipoca, etc.

 

Para ajudar vocês nesse rolê cultural sem sair de casa, levantamos algumas sugestões ricas em conteúdo e entretenimento para maratonar em família. Neste post, são 5 filmes com valores e temas ligados ao universo das competências socioemocionais, como liderança, ética e trabalho em equipe.

Confira as nossas dicas e bom divertimento!

O DIABO VESTE PRADA

Filmes - Diabo veste prada

(Poster/Divulgação)

Baseado no livro homônimo, “O diabo veste prada” é um longa-metragem divertidíssimo e com um elenco de primeira: Meryl Streep e Anne Hattaway são, respectivamente, Miranda Priestly e Andrea Sachas.

A jornalista Andrea Sachs vê sua vida mudar completamente ao conseguir um emprego na renomada Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York. Ao se tornar a nova assistente de Miranda Priestly, executiva da publicação, ela passa a ser totalmente absorvida pelas exigências da chefe – o que torna sua vida pessoal uma bagunça.

Sem mais delongas para não dar spoilers, essa dica serve principalmente para refletir sobre o papel de um líder.

Miranda, como chefe, é uma verdadeira líder?

Andrea, como profissional, desenvolveu seu potencial como líder?

São duas questões fundamentais para desenvolver o tema socioemocional. Bem como outros aspectos como missão, visão e valores: até que ponto o profissional pretende ir para demonstrar sua capacidade? Quais os seus limites e suas prioridades para uma boa qualidade de vida?

E, por fim, é claro: nada como um filme para admirar as atuações de Meryl Streep e Anne Hattaway, duas atrizes vencedoras do Oscar!

DIVERTIDAMENTE

(Poster/Divulgação)

Tá aí uma animação inteligente, riquíssima em conteúdo, divertida e fofa! O filme “Divertidamente”, vencedor do Oscar de Melhor Animação, é um prato cheio para estudar as emoções e o impacto delas em nossas vidas.

A produção da Disney Pixar conta a história de Riley, uma menina de 11 anos que vê sua vida passar por grandes transformações, a primeira delas é a mudança de casa. As personagens principais desse filme são as emoções que vivem dentro da cabeça dela: Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojo. Elas estão no controle processando informações e armazenando memórias no cérebro.

Diante de todas essas mudanças repentinas, as emoções perdem o controle. A Alegria, líder delas, se vê completamente perdida e dando espaço cada vez mais para a Tristeza, até então muito deixada de lado.

O filme ajuda a refletir sobre a importância de se trabalhar todas as emoções, sem exceder nenhuma delas. É um equilíbrio que só pode ser proporcionado pelo autoconhecimento e por meio do autocuidado.

Só com essa premissa não tem como não querer ver, né?

FORREST GUMP – O CONTADOR DE HISTÓRIAS

(Poster/Divulgação)

O famoso filme protagonizado por Tom Hanks é uma verdadeira aula de resiliência e automotivação. Forrest Gump é um homem com raciocínio lento e com o QI (Quosciente de Inteligência) abaixo da média. Por conta de sua ingenuidade, enxerga o mundo por uma perspectiva diferente, com um otimismo quase infantil.

O clímax do filme acontece quando o protagonista encontra um norte para sua vida: correr sem rumo e direção.

Apesar de sua simplicidade, Forrest, ao longo de sua vida, impacta o ambiente ao seu redor com grandes feitos, por meio de determinação e planejamento.

O longa, vencedor do Oscar de Melhor Filme se consolida como uma homenagem às diferentes formas de atuar e enxergar a vida. Além de contar com um personagem mega carismático e querido pelos amantes da sétima arte.

MONSTROS S.A.

(Poster/Divulgação)

Mais uma animação da Disney Pixar, mais um filme genial. A premissa é, no mínimo, revolucionária: imagine uma fábrica de monstros em um mundo paralelo com o objetivo de assustar as crianças do nosso mundo. Ah, e quanto mais assustadas as nossas crianças ficam, mais eles ganham pontos!

Essa é a fábrica de Monstros S.A., onde o inimigo (e o ganha-pão) deles são crianças! Esse mundo vira de pernas pro ar quando uma garotinha invade o espaço deles, causando grandes alvoroços.

Pode parecer surreal, mas o filme ajuda a refletir sobre o mundo corporativo e a relação entre as pessoas inseridas nesse ambiente. É possível analisar conceitos como ética e comunicação.

Uma dica valiosa para rir, filosofar e até chorar um pouco.

 

À PROCURA DA FELICIDADE

(Poster/Divulgação)

Talvez o mais emocionante da lista – e rico em ensinamentos e reflexões. Chris Gardener (Will Smith) é um pai de família que precisa sobreviver a uma grave crise financeira, entre outros problemas pessoais como paternidade e casamento.

Mesmo diante de diversos obstáculos que fomentam frustrações, o protagonista do longa reúne forças, perseverança e fé para tentar dar a volta por cima.

Trata-se de um filme com valiosas lições de perseverança e estímulo. Uma narrativa brilhante que promove a necessidade de se acreditar nos próprios sonhos.

Essas são as nossas dicas de hoje. Separa a pipoca e o refrigerante e bom filme!

Fotos – Unsplash e divulgação

Imagem de destaque foto criado por pch.vector – br.freepik.com

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *