Estratégias na aprendizagem de um idioma

Provavelmente você já deve saber que ter o conhecimento e a fluência em um segundo idioma é imprescindível. O inglês e o espanhol são idiomas básicos, além desses, o francês, alemão e italiano podem fazer muita diferença em seu currículo profissional e aprendê-los fará de você uma pessoa diferenciada das demais.

Aprender uma nova língua é algo gostoso e superinteressante, mas não há fórmulas milagrosas e instantâneas que você pode usar para adquirir o conhecimento em uma língua. O segredo é ter dedicação, foco, ou seja, estudar muito, as estratégias são simples e adaptáveis, já que somos seres humanos diferentes um dos outros. Assim, precisará descobrir qual a metodologia se aplicará melhor com a forma de aprender.

Confira algumas estratégias para ajudar no aprendizado:
Vocabulário – Invista no vocabulário, conhecer as palavras, assim como seus significados são essenciais para ajudá-lo na compreensão e comunicação de uma língua. Anote em um caderninho palavras novas, escreva seu significado, além disso, faça frases com essas palavras, realizando isso você ampliará seu vocabulário.

Imersão total no idioma – Se jogue totalmente, repita palavras, converse em frente ao espelho, treine com amigos e com sua família. A única maneira de não esquecer o que aprendeu é praticando e repetindo diariamente. Tenha contato com o idioma pelo menos uma hora por dia, quanto mais tempo você se dedicar nos estudos menor tempo levará para compreender. Além disso, não se esqueça de usar e abusar de ferramentas e aplicativos.

Foque na comunicação – Concentre-se no aspecto oral da língua, ou seja, ouça muitas vezes, tente repetir tudo aquilo que ouviu, assim, você solidificará o conhecimento. Por isso, invista seu tempo em assistir séries, filmes, programas de TV. Ouça músicas e podcasts. Não tenha medo e nem vergonha de estudar os movimentos da boca, lábios e língua, tente repeti-los, isso ajudará tanto na sua comunicação quanto na sua pronúncia.
Fale, cante, leia, estude, ouça, assista vídeos, se envolva com o idioma diariamente!

Cometa erros – Não tenha medo de cometer erros, é por meio deles que aprendemos.  Faça como uma criança quando está na fase de aquisição da linguagem, não tenha medo de errar, de brincar com as palavras, pois é assim que o processo de ensino-aprendizagem se inicia.
E lembre-se: aprender um novo idioma requer foco e muita dedicação, a caminhada não é tão fácil quanto parece, mas não é tão difícil que não possa ser trilhada.

“O conhecimento é como um jardim, se não for cultivado, não pode ser colhido.”

Fonte: https://exame.abril.com.br/carreira/4-dicas-da-neurociencia-para-aprender-uma-lingua-mais-rapido/

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/03/150316_vert_cap_novo_idioma_ml

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *