A importância da formação de leitores ainda na Educação Infantil

 

Nos dias atuais um dos maiores desafios dos professores e principalmente dos pais é transformar a leitura em um hábito prazeroso e interessante para as crianças. E consequentemente formar leitores fascinados pelo mundo da leitura. Mas como isso é possível? Como podemos formar leitores apaixonados pelos livros ainda na infância?

Apesar da escola ter um papel fundamental na alfabetização das crianças, também essa tarefa é atribuída aos pais, já que deve se haver uma parceria entre a instituição e a família. Assim, os pais devem estimular seus filhos a lerem desde muito cedo, o recomendável seria ler para os bebês ainda na barriga da mamãe, pois conforme o ginecologista e obstetra Roberto Cardoso, chefe de Medicina Fetal do Femme Laboratório da Mulher (SP), a partir da 12ª semana de gestação, já existe um funcionamento primitivo do sistema auditivo fetal do bebê.

Dessa forma os pequenos podem ser estimulados pelos pais desde muito cedo a criarem o hábito de ler/ouvir histórias. Sendo assim, eles podem ler poesias, contos, poemas e histórias infantis a fim de criar um laço afetivo com a criança, além de despertar o amor à leitura e formar um leitor fascinado com os textos literários desde seus primeiros dias de vida. Cada fase da vida da criança ela precisará de livros indicados para a sua faixa etária, assim os pais podem adaptar histórias de acordo com a idade de seu filho. Sabemos que as crianças que são estimuladas pelos seus pais se tornarão leitores já que a postura dos mesmos influencia seus filhos.

Além do mais, as crianças envolvidas com atividades de leitura têm um desenvolvimento diferenciado, desenvolvem melhor a capacidade cognitiva, pessoal, intelectual, assim como a escrita, a interpretação e o senso crítico, além de ampliar o conhecimento e o vocabulário.

Assim para formarmos pequenos leitores precisamos primeiramente introduzir a leitura no ambiente familiar, para que consequentemente ela seja efetivada de forma eficiente na escola. Portanto, os pais devem observar e pesquisar livros infantis a fim de cativar o amor dos pequenos pela leitura, transformando assim a vida de nossas crianças.

Fontes:

http://www.marupiara.com.br/como-incentivar-o-gosto-pela-leitura-transformando-a-em-um-habito-e-nao-em-uma-obrigacao/?gclid=Cj0KCQiAuf7fBRD7ARIsACqb8w6q3_rZPOW-llp3KQYtbZCRxdlSRyq6yWKKABmsgzEOD4Ox36TgI50aArqiEALw_wcB

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *