A influência da música para os bebês

Você já ouviu o ditado “quem canta seus males espanta”? Cantar para os bebês pode trazer muitos benefícios não só para eles, mas também para as mamães. Não importa o ritmo, afinação ou a música escolhida, o que vale é deixar o som fluir.

Segundo estudos realizados com bebês de 6 a 9 meses, as canções são tão eficientes em mantê-los entretidos e atentos quanto um brinquedo. A mesma pesquisa também apontou que a música pode fazer muito bem para as mães. Algumas mulheres com depressão pós-parto realizaram o teste e cantaram para seus bebês e os resultados foram surpreendentes. Muitas conseguiram se distrair de pensamentos ou sentimentos negativos, tinham uma boa interação com os bebês criando também laços mais fortes de união.

Quando ouve a mãe cantar, os pequenos recebem uma estimulação sensorial que auxilia diretamente no desenvolvimento da linguagem e fortalecimento do vínculo. As mães ficam mais relaxadas, já que a atividade exige um pouco de concentração e tira o foco de outras preocupações.

A professora de musicoterapia Martha Negreiros de Sampaio Vianna explica que a música pode funcionar como uma espécie de “leite” para os ouvidos dos bebês, já que nutre a relação entre mãe ou pai e filho e auxilia na formação do indivíduo, já que os bebês absorvem tudo, ganhando um “banho de afeto” através de cada nota.

Sendo assim, não tenha vergonha de fazer uma verdadeira performance para seu bebê. A melhor melodia que seu pequeno pode escutar é a da sua voz. Não pense que você não sabe cantar ou que sua voz não é indicada para cantar uma canção de ninar. Acredite, para ele, não haverá interpretação melhor do que a sua!

FONTE: https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Desenvolvimento/noticia/2017/09/musica-para-bebes.html

https://soumamae.com.br/os-fantasticos-beneficios-cantarbebe

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *