Colégio Genius estimula a independência de seus alunos.

Fundado em 1998, quando ainda era conhecido como Centro Educacional Be a Bá, o Colégio Genius cresceu com o passar dos anos. Acompanhando esse crescimento, os pais dos alunos se mostraram cada vez mais confiantes na escola que, em 2009, recebeu a nova mantenedora, Maricleise Luiza, cheia de novas ideias e com muita disposição para ampliar o Colégio Genius.

Um dos grandes objetivos da instituição é formar alunos autônomos, desenvolver competências que os tornem capazes de tomar decisões, traçar planos e organizar recursos necessários para chegar ao sucesso. A iniciativa tem se mostrado eficaz, uma vez que as habilidades que os estudantes desenvolvem são essenciais para que eles consigam superar obstáculos, ter iniciativa, assumir desafios, exigir qualidade, planejar e estabelecer metas.

Com grande preocupação em oferecer um ensino comprometido com a democracia e a cidadania, o Colégio Genius possui práticas pedagógicas que privilegiam a igualdade de direitos e corresponsabilidade pela vida social. Alunos que tem noção de empreendedorismo aprendem conceitos e conhecimentos que fazem parte do currículo e que ajudarão para a vida.

Já dentro da sala de aula, o trabalho busca relações interdisciplinares entre as mais variadas matérias do currículo escolar, como robótica, ética e empreendedorismo, espanhol, artes, inglês e projetos matemáticos, permitindo desta maneira a interação dos conteúdos com diferentes gêneros textuais e estimulando o interesse para o aprofundamento em pesquisas e na leitura.

Entre os principais destaques do Colégio está o material COC que é utilizado e auxilia com recursos pedagógicos a serviço de uma aprendizagem real e significativa. A tecnologia é outra aliada dos professores e alunos da escola. Através do Portal COC Educação, os alunos têm acesso ao conteúdo digital, e podem interagir entre eles, escola e também famílias. Há ainda o plantão on-line, em que os professores de diversas escolas parceiras do sistema COC ficam à disposição do aluno, prontos para esclarecerem as dúvidas.

No Ensino Fundamental I, as aulas são elaboradas para que os alunos acompanhem as mudanças do mundo atual, desenvolvendo suas competências e habilidades e estimulando a criatividade e autonomia. É desenvolvido um trabalho pedagógico personalizado, que reconhece diferentes formas e ritmos de aprendizagem, respeitando a individualidade e proporcionando experiências práticas. A intenção é tornar os alunos participantes e responsáveis pelo processo de aquisição do conhecimento.

Já no Fundamental II, o trabalho personalizado é fundamentado nos parâmetros Curriculares Nacionais, mas reconhecendo os diferentes ritmos e formas de aprendizagem, respeitando a individualidade dos alunos. Nesta etapa, os jovens participam de atividades elaboradas pelo Colégio, para desenvolver a capacidade de organização pró-ativa, iniciativa e criativa, além de possibilitar o desenvolvimento das múltiplas competências.

Por fim, a escola conta também com atividades extracurriculares como capoeira, ballet, judô, teatro, jazz e futebol, visando a formação completa dos seus alunos.

10 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *