Paciência com as crianças: amiga ou inimiga?

 

Com certeza amiga! Neste período de quarentena, principalmente, é importante termos paciência com os pequenos para aproveitarmos cada momento.

Se você decidiu ler esse texto é porque em algum momento já perdeu a paciência com seu filho. Mas, calma! As crianças precisam de atenção e paciência e muitas vezes acabam extrapolando nos trejeitos para tentar ter a atenção dos pais. O que fazer nesses casos? É simples! Trouxemos algumas dicas de como manter a calma. Com amor, paciência e carinho tudo vai ficar bem e passaremos por este período juntos. Agora, vamos para as dicas? Confira:

1 – Respire:

Respirar e contar até dez pode funcionar. Por isso, quando sentir que vai se estressar, tire um tempo para você, repense. As reações quando estamos nervosos nunca são boas, pois quando ficamos alterados há pouca “conversa” entre o lugar que recebemos as emoções (amígdala cerebral) e o lugar que processamos essas emoções (córtex frontal), por isso acabamos agindo por impulso e perdendo a paciência.

2 – Lembre-se de dar bons exemplos:
Se você quer que seu filho seja mais paciente, experimente começar por você. Os filhos são os reflexos dos pais, que por sua vez, são fonte de inspiração para os pequenos.

3 – Reflita sobre a impaciência:
Por que você está impaciente? Reflita sobre o real motivo deste sentimento e procure resolvê-lo. Às vezes, seu pequeno não tem culpa de nada. Nesse caso, opte sempre pelo diálogo para melhorar a situação. E assim, vamos para a penúltima dica.

4 – Dialogue:
A conversa é um dos melhores jeitos para ambas as partes entenderem e refletirem sobre o ocorrido. Por isso, dialogue com seu pequeno explicando os pontos positivos e negativos da situação para que ela não ocorra novamente.

5 – Reconheça seus erros:
Não deu para seguir nenhuma das dicas anteriores e você acabou se alterando? Não tem problema! Respire e peça desculpas. Reconheça seus erros e converse sobre o que aconteceu. Assim, você também ensina seu pequeno a se desculpar quando errar.
Gostou das dicas? Agora é só praticá-las.

Fonte: https://leiturinha.com.br/blog/8-dicas-para-ter-mais-paciencia-com-as-criancas/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *