Como proteger nossos filhos dos perigos reais e ocultos da internet?

É evidente que as crianças já nascem conectadas às tecnologias, desde muito cedo são expostas a smartphones, tablets e notebooks. Não há como negar que a internet é importante em nossos dias, mas como é possível usá-la com segurança e proteger nossos filhos dos seus perigos?

Apesar de todas as vantagens, o universo virtual é perigoso e pode causar vários problemas aos usuários, principalmente às crianças, se usado de forma incorreta e inconsciente. Já que elas são expostas a um universo de possibilidades e informações em uma fase que ainda estão desenvolvendo a capacidade de discernir o que é verdadeiro ou falso, além do que é bom ou mau.

A educação e a supervisão rigorosa dos pais são essenciais para que não haja problemas. Já que em casos extremos devido ao mau uso e a falta de vigilância a inocência da criança é roubada, causando sequelas irreparáveis provocadas pelo assédio virtual, abuso e exploração sexual, além da exposição a conteúdos inapropriados. Portanto, é fundamental que os pais orientem seus filhos em relação aos conteúdos que as crianças podem ou não acessar, além de monitorarem todos os passos deles na internet. É primordial que os responsáveis controlem todas as redes sociais que as crianças navegam (Youtube, Facebook, Instagram, Twitter), além dos jogos e sites acessados.

Sendo assim, o papel dos adultos não deve ser negligenciado, pois temos o dever de ensinar, monitorar e proteger nossos filhos dos perigos reais e ocultos da internet. A prevenção é a melhor solução, a segurança das crianças e adolescentes na internet é responsabilidade de todos nós!

Fonte: https://saude.abril.com.br/blog/experts-na-infancia/redes-sociais-na-infancia-quais-os-limites/

https://canaltech.com.br/comportamento/Criancas-nas-redes-sociais-perigo-para-toda-a-familia/

https://www.welivesecurity.com/br/2018/05/21/principais-riscos-na-internet-para-criancas-e-adolescentes/

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *