A importância da rotina na primeira infância

Criar uma rotina diária auxilia a criança em seu desenvolvimento social e proporciona autoconfiança

Ter uma rotina pré-estabelecida, é normal para nós, adultos. Entendemos que ter horários é fundamental para cumprir nossas tarefas e se não seguirmos rotinas não conseguimos realizar todas as tarefas do nosso cotidiano. As crianças não tem essa consciência, então, desde a primeira infância é importante estabelecer um cronograma para dar segurança e garantir independência, autonomia infantil e um crescimento saudável.

Através da rotina, a criança desenvolve habilidades e aprende a lidar com as diversas situações do dia a dia, ao ambiente e as pessoas, se habituando ao que lhe é exposto e evoluindo socialmente e cognitivamente. Quando o seu filho desenvolve o hábito de ter horários certos para comer, dormir e brincar, ele passa a entender a rotina e a criar pequenas responsabilidades, crescendo mais confiante e independente.

A rotina implica em criar regras e estabelecer alguns limites. De certa forma, isso pode gerar uma dose de frustração na criança, mas é importante aprender a conviver com esse sentimento desde cedo. Além disso, ao longo do seu desenvolvimento, a rotina vai ganhando complexidade, ensinando-o a agir em determinadas situações.

Segundo estudos divulgados pelo Ministério da Saúde em 2017, apenas 15% da população considera importante que a criança de até 3 anos de idade tenha uma rotina (alimentação, banho, brincadeira, horários para assistir televisão). Essa valorização da rotina facilita a introdução da criança no ambiente escolar, onde seguir horários é fundamental e estrutura hábitos que se tornarão naturais ao longo do tempo.

Para criar uma rotina na educação infantil, não basta preencher o dia da criança apenas com atividades que eles gostem de fazer ou deixá-los tomar a decisão do que farão sozinhos. A rotina na primeira infância precisa ser planejada estrategicamente não somente para gerar interesse, mas também para gerar resultados satisfatórios. A escola auxilia e fortalece o entendimento e o cumprimento da rotina, possibilitando à criança segurança e domínio do espaço e do tempo que passa na escola.

Em busca de uma formação mais sólida para seus alunos, pensando nos benefícios que pode trazer às crianças no futuro, como responsabilidade e consciência de suas obrigações, muitas instituições de ensino têm procurado dar mais importância à organização das atividades propostas aos estudantes desde a rotina na educação infantil. Essa prática ajuda no planejamento escolar, gera mais segurança para a família das crianças, melhora o relacionamento entre os pequenos e aumenta a confiança e a autonomia do educador.

Por fim, não se desespere se a programação sair dos eixos de vez em quando: imprevistos acontecem! Ter alguns horários livres entre as atividades programadas pode trazer mais tranquilidade para você e seus pequenos no caso de atrasos ou cancelamentos.

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *