A importância das atividades manuais na educação infantil

Na fase da educação infantil é muito comum acharmos que em tudo que as crianças fazem, elas precisam da ajuda integral de um adulto e, com isso, muitas vezes impedimos ou limitamos o desenvolvimento da coordenação motora fina, do equilíbrio, da concentração e do movimento de pinça (movimento que permite o uso da tesoura corretamente, pegar no lápis, utilizar talheres ou pegar em um copo).

As atividades manuais são muito importantes, pois fazem com que as crianças desenvolvam a coordenação motora fina, a criatividade e a atenção, estimulando sempre a pensar e a resolver questões.

Esse tipo de atividade pode ser realizada com diferentes tipos de materiais como: papel, tesoura, cola, pincel, massinha de modelar, argila, folhas, gravetos e até mesmo sucatas. Isso tudo possibilita um desenvolvimento muito grande às crianças, pois enriquecem as experiências através do tato, da textura e da sensibilidade.

Por este motivo é fundamental o incentivo às atividades manuais, claro que com supervisão, porém, sempre permitindo a elas fazerem sozinhas tudo o que for possível: rasgar, recortar e colar papéis, pegar grãos de feijão, milho e macarrão com movimento de pinça dos dedinhos (indicador e polegar), construir com massinha de modelar  e até mesmo fazer tarefas cotidianas como escovar os dentes, pentear os cabelos, se vestir, guardar os brinquedos e seus pertences.

É sempre importante também valorizar o que as crianças fazem, mostrando a elas que estão no caminho certo e que progridem gradativamente. Assim, desde os anos iniciais, na fase da alfabetização, as crianças terão maior facilidade no movimento das mãos, permitindo fluidez na escrita, na pintura e em outras atividade manuais, além de ajudar na concentração e na imaginação das crianças.

Professora Camilla Kelly Zambon

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *