OS DESAFIOS DE LIDERAR UMA EQUIPE E CAMINHAR AO LADO DA DIREÇÃO

Como líder, temos uma referência importante para nossos liderados, por isso, é necessário estar sempre atenta à capacidade de encorajar as outras pessoas e incentivá-las a se manterem motivadas.

Colocar-se no lugar do outro é uma competência muito valorizada, buscar compreender como seus colaboradores pensam, sentem e reagem à rotina de trabalho.

Mesmo em situações ruins podemos tirar boas lições, reforçando que o erro é uma oportunidade de ficarmos mais atentos para as próximas vezes. Não devemos valorizar o erro, mas é a oportunidade de aprendizado para tirar o melhor que eles podem nos oferecer.

A equipe é fundamental para o crescimento e o progresso do Colégio.

Quando falamos de liderança e motivação, muitas vezes a pessoas associam  ao reconhecimento financeiro. No entanto, fazer o que se gosta e estar num ambiente de trabalho harmônico traz benefícios ímpares para a motivação das pessoas.

Para liderar, acima de tudo, é preciso saber ouvir, conversar, respeitar e ter estabilidade emocional para contornar bem as piores situações.

Precisamos confiar em nossa equipe, o inverso também deve acontecer. Por isso, o líder deve estar disposto a sanar dúvidas e atender anseios de seus liderados com relação ao que acontece no ambiente de trabalho.

Ser reconhecido e respeitado são necessidades básicas do ser humano e, portanto, uma das formas mais efetivas de estimular a sua equipe a entregar os melhores resultados. O colaborador satisfeito é o melhor recurso para o sucesso e organização de uma empresa portanto, motivá-lo é essencial.

Esse reconhecimento é visível pela direção do Colégio Interativo, onde o trabalho se torna mais leve. Tenho uma ótima relação com a direção e isso facilita muito as minhas ações, tenho liberdade para me expressar.

É imprescindível que haja afinidade entre as partes, que elas se respeitam e saibam os limites de suas gestões. Além disso, é preciso que reconheçam o valor de cada posição e que se apoiem mutuamente.

De acordo com Paul Hersey, um dos autores de “Teoria da Liderança Situacional” um dos livros mais conceituados sobre liderança, cada indivíduo possui um fator que o motiva, sendo que esse impulso interior pode ser completamente diferente de pessoa para pessoa.

Para dirigir uma equipe precisamos ser um líder situacional sendo aquele que se adapta a vários contextos. Seguindo as demandas e o ambiente, se adaptar de forma rápida para reduzir problemas ou contorná-los.

 

Abraços com carinho  e gratidão,

Adriana Mendes da Silva

Coord. Ped. Ensino Fundamental I

Colégio Interativo Mogi

 

19 comments

  1. Консультация психолога онлайн.
    Консультация психолога Сімейні консультації.
    Психолог в Харькове, консультация.
    Консультация Психолога – Профессиональная поддержка.
    Психологи онлайн. Консультация психолога
    в Киеве Психолог в Харькове, консультация.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *