COMO FORTALECER A IMUNIDADE DOS PEQUENOS?

O inverno chegou, e com ele alguns inconvenientes. É a estação em que nossos pequenos ficam mais doentinhos. Um dos motivos para que isso aconteça nesta faixa-etária é que a criança está em fase de construção do sistema imunológico, “O sistema de defesa de uma criança é parcialmente imaturo até os quatro anos de vida. A partir daí vai se desenvolvendo até completar sua maturidade por volta dos 12 anos de idade.” Por ser uma época em que ficamos mais fechados em casa (devido ao frio e principalmente a quarentena) é preciso caprichar na alimentação dos pequenos. . Até os seis meses de idade a imunidade das crianças vem das mamães (gravidez e leite materno). Depois elas precisam se preparar para sozinhas fortalecerem a imunidade. Por isso, estamos encaminhando algumas dicas importantes para fortalecer o sistema imunológico dos nossos pequenos.

1ª DICA: A ÁGUA (muita água para os pequenos)

A hidratação é muito importante, traz inúmeros benefícios para a saúde, ela limpa as toxinas do corpo, possui cálcio e magnésio (vitaminas essenciais para o fortalecimento dos pequenos).

Mas quanto de água tem que oferecer?

De 1 a 3 anos, o volume é de 1,3 litros. E já dos 4 aos 8 anos, a orientação é que o consumo seja de 1,7 litros.

A criança não gosta de água?

Você já viu criança gostar de remédio? Precisamos primeiramente entender que a água é necessária, como um remédio (a diferença é que o remédio cura a doença e a água evita a doença). Então, a dica é: tente de todas as formas! Vou dar uma dica que pode ajudar. (me conte depois):  divida a quantidade de água diária em porções ao dia. Desta forma faça um combinado com a criança. Diga que vocês (quem estiver na casa) irão beber a água quando o sininho tocar. Deixe o seu copo ao lado do copo da criança (ou garrafinha) e toque o sininho do celular (pode ser despertador) sempre que vocês tiverem que beber água, faça junto e mostre a importância da água para o corpinho saudável da criança.

2ª DICA: FRUTAS (PREFERENCIA PARA FRUTAS CÍTRICAS)

Elas geralmente são ricas em vitamina C. A laranja, manga, abacaxi, morango, kiwi, goiaba, mamão, groselha, acerola, maracujá, limão, são frutas deliciosas e que fazem muito bem à saúde! Quem não gosta de um suco dessas frutas ou delas misturadas? Embora a vitamina C seja famosa por sua ação antioxidante e para a prevenção de gripes e resfriados, ela também traz diversos outros benefícios para a saúde. As frutas também são ricas em fibras, que auxilia o sistema digestivo, além de facilitar a absorção de ferro pelas paredes gástricas. Vamos encher a fruteira de frutas cítricas! Como oferecer?

Picadinhas para a Sobremesa, salada de frutas, suco natural para beber durante o dia…

3ª DICA: VEGETAIS (Para alguns é muito difícil) “preferencia vegetal verde escuro”

O brócolis,rúcula, agrião, couve e todos os outros vegetais que têm essa coloração, possuem grande quantidade de ácido fólico e vitamina B9. Eles ajudam na formação e fortalecimento dos glóbulos brancos, que são responsáveis pelo sistema de defesa do corpo humano. Em toda refeição capriche nos vegetais escuros. Segredinho que toda mamãe conhece: Para a criança que tem dificuldade em comer: pique bem picadinho e misture na carninha ou franguinho, você pode também bater no liquidificador com caldinho de feijão… “o que os olhos não veem o paladar não assimila e a saúde agradece!”

4ª DICA SEMENTES

Aqui falamos de dois tipos de sementes: oleaginosas e leguminosas. Nos dois tipos estão inclusas: nozes, amêndoas, chia, linhaça, castanha de caju e do pará, feijão, vagem, grão de bico, lentilha e ervilha. Todas elas possuem bastante selênio,  zinco, vitamina E e ácidos graxos, todos esses compostos fortalecem o sistema imunológico. A opção também é bater no liquidificador e misturar na comida ou oferecer como sopinha ou simplesmente para acompanhar o arroz ou simplesmente no lugar da “guloseima”.

5ª DICA: ÔMEGA 3

Alimentos como azeite, canola, peixes e as sementes oleaginosas (que falamos ali em cima) são muito ricos em ômega 3. Essa gordura é benéfica para o organismo, claro que em dosagens equilibradas, e possui ação anti-inflamatória, o que ajuda muito a imunidade. Você pode temperar sempre a comida com azeite, no caldinho de feijão também ou óleo de canola, mas não utilize outro óleo, os peixes também são muito bem-vindos (cuidado com a espinha).

6º DICA: ALIMENTOS PROBIÓTICOS

Estes são alimentos ricos em organismos vivos, o que ajuda a equilibrar as bactérias do intestino. Assim, fortalece a imunidade e também auxilia na absorção de vitaminas. Não são alimentos difíceis de serem encontrados, mas também existe a possibilidade de fazê-los em casa!

– Sabia que probióticos para a criança é muito benéfico no caso de stress infantil? – Você encontra nos iogurtes e nos leites (substitua pelos leites artificiais) Não tem contraindicações, mas devem ser cuidadosamente conservados.

7ª DICA: ALHO E CEBOLA

Geralmente, estas plantas são utilizadas como temperos. Mas, o que muita gente não sabe, é que são muito ricos em antioxidantes, rutina e quercetina, que também são anti-inflamatórios naturais. Abuse no tempero natural, mas não no tempero artificial e muito menos no sal!

8ª DICA: TOMATE

O tomate é um conhecido protetor do coração, pois é rico em licopeno. Ao combater os radicais livres, ele também ajuda no fortalecimento da imunidade. Podemos coloca-lo em várias receitas culinárias, até mesmo fazer uma massinha com um molhinho caseiro especial de tomate! Mas vamos combinar nada de molho pronto.

9ª DICA: COGUMELOS

Os cogumelos comestíveis, como o shimeji, shiitake e o champignon, são ricos em proteínas, zinco e vitamina B12. Eles têm ação microbiana, anti-inflamatória e antioxidante, além de combaterem o colesterol e diabetes.

10ª DICA: RAIZES

Inhame e gengibre são raízes muito benéficas para o sistema imunológico. Elas fortalecem as defesas do nosso corpo, além de eliminar toxinas. São super fáceis de misturar em sucos e vitaminas, fica ainda mais gostoso! Suco de Inhame, limão e maçã fica delicioso!

Chegamos ao final! São dicas que valem a pena conferir, caso a criança apresente alguma alergia ou restrição alimentar, converse antes com o pediatra.  Todos esses alimentos são ótimos para o fortalecimento da imunidade do seu pequeno. Porém, é sempre importante lembrar que não é a quantidade consumida que tem essa função, e sim a variedade e qualidade. Também é importante ressaltar que um sistema imunológico saudável não se conquista de um dia para o outro, precisa de frequência, consistência e equilíbrio!

Fonte: blog da Leiturinha e Colégio Interativo Mogi

#ficaadica

#somostodosinterativo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *