Folclore Brasileiro: compartilhando as histórias com as crianças e jovens do arsenal brasileiro

No mês de celebração, conheça um pouco mais sobre essa cultura popular

Comemorado internacionalmente no dia 22 de agosto, a palavra originou-se no ano de 1846 pelo escritor inglês William John Thoms, e significa “saber tradicional de um povo”. Isso porque o escritor queria definir os fenômenos culturais populares de cada nação.

Anos depois no Brasil, o folclore serviu de inspiração para muitos artistas na Semana de Arte Moderna de 1922, e essa data reforça a importância de preservarmos as histórias nacionais.

Entre muitos personagens, as lendas mais conhecidas pelas crianças e adultos, são as do Saci, Curupira, Iara, Cuca, Mula-sem-cabeça, etc. Essas histórias fazem parte da infância de muitos e é importante que esta parte da literatura brasileira continue sendo lembrada.

Separamos abaixo algumas dicas de como aproveitar o mês comemorativo do folclore com os filhos, vem conferir.

  1. Conte sobre as lendas: existem muitos livros ilustrados para cada faixa etária sobre as lendas do folclore. Além de acessíveis, eles contam desde o começo sobre cada um dos personagens. Uma boa recomendação é o livro “Lendas Brasileiras” da Turma da Mônica.
  • Assistam sobre o Folclore: existem também muitas peças teatrais que contam de forma didática as histórias do Saci, Iara, Cuca; e para evitar aglomerações, uma busca na internet por essas histórias é uma ótima dica. Além disso, já existem muitas animações sobre o tema com canções, que valem a pena conferir.
  • Brincadeiras: E nada melhor que se divertir e aprender, para isso vocês podem escolher algumas brincadeiras para fazerem juntos como: bambolê, bolinha de gude, pular corda, amarelinha, entre outros.
https://br.freepik.com/fotos-gratis/pai-e-filha-juntos-em-casa_9932314.htm?query=historias%20crian%C3%A7as

https://br.freepik.com/fotos/pessoas’>Pessoas foto criado por Racool_studio – br.freepik.com

Fontes: https://www.calendarr.com/brasil/dicas-dia-do-folclore/

https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-folclore.htm
https://mundoeducacao.uol.com.br/folclore

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *