4 BENEFÍCIOS DE CRIAR UMA HORTA NA ESCOLA

Para muitos, criar uma horta na escola, parece ser uma atividade sem conexão com o papel acadêmico da instituição de ensino. Porém, vale lembrar que, a escola é um pilar importante para o desenvolvimento do senso social, e aprender como a natureza se comporta e como a preservar, faz parte disso.

1 – SAÚDE FÍSICA E MENTAL
Estimular o contato com a natureza desde cedo traz benefícios muito amplos para a saúde física e mental, como, equilíbrio da ansiedade, estimula a paciência, senso de cuidado e responsabilidade. E da parte física, fora os estímulos mentais que fazem muito bem para o corpo, o trabalho com a coordenação motora nessa fase de desenvolvimento é algo indispensável.

2 – DE ONDE OS ALIMENTOS SAUDÁVEIS VEM?
Ao mesmo tempo que a criança se diverte e estímulos positivos são feitos no cérebro, eles também aprendem de onde legumes, verduras e frutos vem. Na prática aprendem como o ciclo da natureza se comporta, e como contribuir para isso.

3– ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
O cuidado com a horta aproxima as crianças da prática da alimentação saudável. O fato de poder provar o que se levou algum tempo cuidando, esperando crescer, causa curiosidade e expectativa sobre os alimentos. As crianças se tornam muito mais receptivas aos legumes e verduras.

4- CUIDAR DA NATUREZA
Como já citamos antes, este contato direto com o cuidado com a terra ajuda a construir o entendimento da importância de cuidar da natureza. Uma vez que as crianças entendem que a natureza é viva e precisa de cuidados, como todo ser, elas se desenvolvem durante a vida de forma mais consciente. É inegável que essa é uma lição que toda a população do planeta deveria aprender e praticar imediatamente, pois, sabemos que o desmatamento já atingiu níveis irreversíveis. Educando nossas crianças agora, nos traz esperanças para o futuro.

Fonte: https://escoladainteligencia.com.br/blog/razoes-para-criar-uma-horta-na-escola/
Fonte: <a href=’https://www.freepik.com/photos/nature’>Nature photo created by freepik – www.freepik.com</a>

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *