A importância da água durante a prática de atividades físicas

Ao realizarmos uma atividade física, precisamos nos preocupar não só com a alimentação, mas também com a qualidade e quantidade de líquidos ingeridos. Quando nos exercitamos, perdemos água e sais minerais muito importantes para este momento. Um treino pode nos levar a perder de 1 a 2 litros de água por hora, levando em conta as condições do ambiente, temperatura e umidade.

Quando transpiramos, perdemos também eletrólitos, que causam desidratação e problemas relacionados ao bombeamento de sangue e frequência arterial, que prejudicam o desempenho na atividade física, causando uma redução na força aeróbica. Quanto mais água perdemos, maior será o esforço necessário para a prática de exercício físico.

Durante uma atividade física, os músculos produzem grande quantidade de calor, que deve ser “eliminada” no ambiente. Se isso não ocorre, a temperatura central do corpo aumenta. A sudorese, que é a transpiração, é uma resposta fisiológica que tenta controlar esse aumento de temperatura. Assim, quando acontece uma perda de líquidos e a transpiração não é compensada com a ingestão de líquidos, há um desequilíbrio na regulação da temperatura do corpo, que ocasiona a diminuição do rendimento físico e até pode trazer problemas para a saúde.

A recomendação é que ingiramos água antes, durante e depois da prática de um exercício físico para evitar a desidratação. Mas qual seria a quantidade ideal? Cerca de 2 horas antes de iniciar uma atividade, deve-se tomar 500 ml de água para manter um nível bom de hidratação e ter tempo suficiente para que o excesso de líquido seja eliminado.

Durante o exercício, é importantíssimo beber água para que a quantidade de líquido perdido seja compensada. Recomenda-se a ingestão de cerca de 150 a 300 ml em intervalos regulares a cada 15 ou 20 minutos. É importante ressaltar que a reposição hídrica se dá pela frequência correta e não pela quantidade. De nada adianta parar para beber água apenas uma vez durante o treino e ingerir uma grande quantidade. A hidratação deve iniciar cedo e de maneira regular.

Após o exercício, a hidratação é importante para repor o equilíbrio de água e eletrólitos, que são essenciais para o processo de recuperação do organismo. O volume a ser consumido deve ser maior do que o volume de suor perdido (cerca de 50%). Para calcular a quantidade aproximada, você pode se pesar antes e depois da atividade física.  Cada 100 gramas de peso perdido equivalem aproximadamente 100 ml de suor. Então é importante repor a quantidade perdida até 6 horas depois da atividade.

A ingestão de água é importante não só para a prática de atividades físicas, mas para a nossa saúde em geral. Não deixe de beber água durante o dia e não espere sentir sede para isso. A sede é um sintoma inicial da desidratação. Beba água regularmente e pratique exercícios com frequência para uma vida saudável.

FONTE: https://www.ativosaude.com/saude/beber-agua-durante-o-treino/

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