Cuidados que você deve tomar ao praticar exercícios físicos no calor

No calor é preciso tomar algumas precauções básicas em sua rotina para que os exercícios não sejam deixados de lado.

Se exercitar no verão pode ser complicado e pode prejudicar a sua saúde se você não tomar os cuidados necessários. Saiba quando pegar leve. Provavelmente, você não poderá se exercitar na intensidade que normalmente faz, mesmo quando escurecer e o calor continuar, saiba que talvez, quando o clima realmente estiver abafado, não seja uma boa ideia exagerar no treino aeróbico.

Se você costuma correr, tente caminhar e intercalar a sua corrida com passos mais lentos. Se você andar, diminua seu ritmo. À medida que o seu corpo se adaptar ao calor, aumente gradualmente o ritmo e a duração do treino. Essa é uma boa dica para o começo do verão! De qualquer maneira, é importante reduzir o ritmo até seu corpo se acostumar com o calor. Como falamos acima, pegue leve e depois vá retornando ao seu ritmo normal.

Atenção aos sinais de alerta ao praticar atividades físicas:

Preste atenção a sinais e sintomas que podem indicar problemas. Se você os ignorar, sua condição pode piorar e se tornar grave. Fique atento se você tiver:

  • Transpiração excessiva;
  • Confusão mental;
  • Fraqueza;
  • Tontura;
  • Dor de cabeça;
  • Suor excessivo;
  • Cãibras e dores musculares;
  • Náusea ou vômito;
  • Batimento cardíaco acelerado;
  • Falta de ar.

Ao perceber esses sintomas, você deve fazer o seguinte:

  • Pare de se exercitar imediatamente;
  • Vá para um ambiente fresco e ventilado;
  • Beba bastante água.

 

 

Referências: https://www.maispfizer.com.br/praticar-exercicios-fisicos-no-calor-exige-cuidados

https://www.feitodeiridium.com.br/praticar-exercicios-calor/

https://www.ativo.com/experts/exercicio-fisico-calor-cuidados/

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