Como Preservar Sua Saúde Mental Durante O Pré-Vestibular

No período de vestibular o estresse está presente na vida dos Vestibulandos.

Um dos períodos com mais estresse durante os estudos é o período de vestibular. A indecisão em muitas das vezes, principalmente, o medo de não conseguir a vaga no tão sonhado curso dos sonhos são algumas das causas desse desgaste.

Isso é extremamente preocupante, segundo uma pesquisa realizada em 2019 pelo PISA (Programa de Avaliação Internacional de Estudantes, na sigla em inglês), entre 72 países pesquisados e mais de meio milhão de alunos entrevistados, os alunos brasileiros foram identificados como os mais estressados e ansiosos para as provas, mesmo aqueles que se preparam.

Infelizmente todo esse excesso de autocobrança, pode colaborar para quadros depressivos e ansiosos. Esses quadros têm representado a causa de suicídio em 96,8% dos casos registrados no mundo. No Brasil, acontece 1 suicídio a cada 46 minutos. E em 2016, dos 10.575 suicídios registrados, 845 eram de adolescentes na faixa de 10 a 19 anos.

Com isso precisamos entender cada vez mais a importância de conversar sobre saúde mental durante a preparação para o vestibular. Em 2020 a depressão e o suicídio ainda são temas que geram muito medo e preconceito. Porém, só conseguiremos diminuir esses dados através do diálogo e conhecimento sobre o assunto.

A melhor forma de evitar essa autocobrança excessiva é primeiramente não se comparar, entender que cada ser é único, assim como sua trajetória. E isso que nos fazem ser incríveis no que fazemos com coração e dedicação.

Além disso uma organização nos estudos é o primeiro passo, para reorganização de rotina, a partir disso, você terá tempo de estudar e de cuidar da sua saúde mental, afinal todos precisamos de momentos de laser não é mesmo??

Agora se a duvida e ansiedade for em relação ao curso, pesquise mais, entenda o que gosta de fazer e como esta o mercado atual. Sempre existe um meio termo, foque nele e nunca, sob hipótese alguma duvide de sua capacidade.

 

Fonte: https://descomplica.com.br/blog/acontece/como-preservar-sua-saude-mental-durante-o-pre-vestibular/

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *