A importância da leitura na primeira infância

Sabemos que a leitura traz muitos benefícios, inclusive para os bebês, já que contar histórias ainda na primeira infância ajuda no desenvolvimento de muitas habilidades cognitivas e socioemocionais.

A prática da leitura contribui no desenvolvimento e aquisição da linguagem, da memória e do raciocínio lógico. Além do mais, esse momento gera vínculo e conexão emocional entre os pais e o seu pequeno. Estudiosos acreditam que os benefícios da leitura são incontáveis e são para toda vida, já que ela auxilia a conhecer costumes, idiomas, o bebê faz descobertas de novos sons e consequentemente tem novas sensações.

Assim, quanto mais cedo você começa a introduzir a leitura na vida do seu pequeno, mais curioso e preparado para viver e conviver com as diferenças ele estará. É preciso encarar a leitura na primeira infância como uma das necessidades básicas e essenciais a serem supridas.

Além disso, sabemos que a leitura supera a função de apenas ajudar nos desenvolvimentos, já que segundo a doutora de Educação da USP, Maria Letícia Nascimento, “Os livros provocam a imaginação, o faz-de-conta, o fantástico. Essa parece ser sua principal contribuição à infância”. Assim é essencial que a leitura seja introduzida na vida dos bebês.

Ademais é importante que os pais estimulem seus pequenos desde muito cedo, a fim de proporcionar oportunidades de aprendizagem, já que o ato de ler irá possibilitar o desenvolvimento da linguagem da criança, assim como o pensamento lógico e estimular a imaginação. Além do mais, por meio da leitura em voz alta a criança desenvolve disciplina e atenção, visto que ela ajuda a despertar sua sensibilidade para as diferentes entonações da fala.

Fonte: https://bebe.abril.com.br/gravidez/importancia-da-leitura-para-os-bebes/

https://www.dicasdemulher.com.br/6-beneficios-da-leitura-para-seu-bebe/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *