A importância do sono na infância

Muito ouvimos falar sobre a importância do sono durante os primeiros anos de vida da criança. Mas você sabe quais os reais benefícios que essa ação pode trazer para os pequenos? Para sanar esta dúvida, trouxemos alguns tópicos muito importantes relacionados ao assunto. Confira!

  • Segundo um estudo realizado pelo instituto alemão, Max Planck, foi possível concluir que as sonecas são primordiais para que as experiências vivenciadas quando os bebês estão acordados se tornem verdade. Ou seja, quando a criança dorme, as correntes elétricas ativadas no sistema nervoso ajudam os pequenos a relacionarem nomes de objetos à imagem do mesmo.

 

  • Você sabia que existe um período chamado “sono profundo? Nos bebês, esse período ocorre após 50 minutos de sono, processo no qual ocorre a liberação do hormônio responsável pelo crescimento e fortalecimento muscular (GH).

 

  • O tempo ideal de sono varia de acordo com cada idade. Veja:

0 – 5 anos: 16 horas

5 – 11 anos: 10 ~ 12 horas

 

  • Durante a noite, a criança passa por, mais ou menos, 4 ciclos de 90 minutos, que progridem do sono superficial ao sono profundo.

Você já conhecia essas curiosidades sobre o sono infantil? Espero que tenhamos conseguido te ajudar a tirar algumas duvidas.

Referências:

https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Sono/noticia/2015/03/importancia-do-sono-para-o-aprendizado.html

https://www.wizard.com.br/wizkids/a-importancia-do-sono-para-o-desenvolvimento-infantil/

https://soumamae.com.br/curiosidades-sono-infantil/

Imagem: https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/bebe – Bebê foto criado por javi_indy – br.freepik.com

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *