Crie uma biblioteca infantil para o seu pequeno(a) em casa

Em comemoração ao Dia do Livro Infantil trouxemos algumas dicas para você criar uma biblioteca no seu lar.

(Fonte: https://br.freepik.com/fotos-gratis/livro-de-leitura-infantil-concentrado-na-mesa_1343970.htm#page=1&query=leitura%20infantil&position=4 )

No dia 18 de abril comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil, data separada para celebrar a literatura infantil nacional. Este dia foi escolhido porque nele nasceu o escritor Monteiro Lobato, em 1882, considerado o pai da literatura infantil brasileira.

Como forma especial de festejar esta importante data, separamos algumas dicas para você criar uma biblioteca infantil no seu lar, já que as bibliotecas são um ótimo convite à leitura, e um importante passo para a formação das crianças em grandes leitores.

Confira algumas dicas para a criação desse espaço especial:

1. Acesso aos livros

Um dos principais objetivos de ter uma biblioteca em casa para o seu pequeno é deixar os livros sempre acessíveis, para que ele possa pegá-los a qualquer momento e mergulhar em uma história. Por isso, assegure que as prateleiras ou armários são de uma altura que a criança consiga alcançar e explorar sozinha. Qualquer objeto que esteja no espaço precisa ser acessível e fazer sentido ao universo do leitor.

2. Variedade de opções

Ter contato com diversos tipos de textos desde cedo é bom para despertar o interesse da criança, ajudando a descobrir o mundo da leitura. Muitas vezes, ao aprender as primeiras letras, os pequenos começam a ler diversos materiais: revistas, histórias em quadrinhos, jornais… Além de livros infantis, você pode incluir essa variedade na biblioteca de casa também.

3. Gêneros literários

Variar os gêneros literários também é muito importante para o desenvolvimento de um leitor. Você pode rechear a biblioteca com livros de ficção e fantasia, mas também biografias, poesia, livros científicos, e muito mais! Todos esses gêneros podem ser encontrados em versões infantis.

4. Gere curiosidade

Descobrir novas histórias é um direito de todo leitor. Por isso, uma biblioteca infantil diversificada e ampla estimula cada vez mais a imaginação e a criatividade!

Sua biblioteca não precisa ser silenciosa, em tons escuros ou com estantes gigantescas. Muito pelo contrário! Ela pode ter muitas cores e leituras em voz alta, tudo que permita ao seu pequeno ter um contato diário com a leitura, de forma simples e estimulante.

Fonte:

https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-livro-infantil.htm
https://casaclaudia.abril.com.br/ambientes/ideias-para-montar-uma-biblioteca-infantil/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *