Ansiedade infantil: sinais e como controlar

Tanto os adultos quanto as crianças podem desenvolver ansiedade e vem se tornando cada vez mais frequente na nossa população, mas quando ela se torna uma interruptora do desenvolvimento social, deve ser abordada e tratada por um profissional da área para permitir que consiga se desenvolver da maneira ideal.
Alguns acontecimentos ou fases traumáticas, podem ocasionar na apresentação da ansiedade, como por exemplo, separaram dos pais, mudança de escola, mudança de casa, morte de ente querido, crescer em uma família que é ansiosa, entre outras circunstâncias. Por esse motivo, tanto os pais como os professores, devem ficar atentos ao comportamento da criança, analisando como ela se expressa em cada situação ou se está potencializando medos irracionais e excessivos.
É de extrema importância saber quais são os sintomas e como ajudar uma criança quando ela estiver passando por esse momento conturbado de sua vida.

Principais sintomas de ansiedade:

  • Estar mais irritada e chorosa que o normal;
  • Ter dificuldade para pegar no sono;
  • Acordar mais vezes que o normal durante a noite;
  • Voltar a chupar o dedo ou fazer xixi nas calças;
  • Ter pesadelos frequentes;
  • Falta de confiança e dificuldade para se concentrar;
  • Tentar evitar atividades diárias rotineiras, como ir à escola.

Quando esses sintomas são momentâneos representam uma situação de ansiedade passageira, mas se demorarem mais de uma semana para passar, os responsáveis devem ficar atentos, procurar ajuda de profissionais e ajudar a criança a enfrentar esse momento.

Maneiras de ajudar a criança a controlar:

  1. Não tente evitar os medos da criança;
  2. Dê valor para o que a criança está sentindo;
  3. Tente diminuir o período de ansiedade;
  4. Explore a situação que causa a ansiedade;
  5. Pratique atividades relaxantes com a criança;
  6. Técnica de respiração: consiste em respirar fundo, inspirando durante 3 segundos e expirando por outros 3.

A maneira mais eficaz de ajudar uma criança que sofre com ansiedade é entender e reconhecer os gatilhos que levam ao transtorno. Por isso, o ideal é sempre falar abertamente com seu filho e entender como o problema está afetando a vida dele. Seja paciente e tenha atitudes positivas com a criança, dando exemplos de suas próprias preocupações e de como você foi capaz de superá-los.

Fontes:

https://www.tuasaude.com/ansiedade-na-crianca/

https://www.sbie.com.br/blog/conheca-as-principais-causas-de-emocionais-de-ansiedade-infantil-e-importancia-de-evita-las/

https://br.freepik.com/vetores/menina

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *