Como ensinar seus filhos a pedir perdão

Pedir perdão não costuma ser uma tarefa fácil, mesmo para os adultos. Descubra algumas dicas práticas para ajudar seu filho a pedir desculpas.
Ensinar os filhos a pedir perdão é uma das tarefas mais complexas para os pais. E não exatamente porque as crianças não têm empatia, mas porque pedem perdão de maneiras inesperadas e às vezes incompreensíveis aos adultos.
As crianças são empáticas por natureza. Quantas vezes você já viu seu filho com lágrimas nos olhos ao assistir a um desenho animado onde algo triste aconteceu? São seres cheios de amor e compaixão pelos outros, mas não agem como nós ou seguem regras socialmente estipuladas.
Como pais, uma de nossas tarefas é ensinar os filhos a se comportarem de acordo com as normas sociais. 
Acreditamos que, ao forçar uma criança a pedir perdão, estamos ensinando algo, mas a realidade é que não. Um “perdão” murmurado com força não ensina nada à criança além de obedecer aos pais.
O objetivo final de ensinar não é fazer a criança falar as palavras esperadas, mas assumir a responsabilidade pelo erro. Para fazer isso, elas precisam entender por que o que fizeram foi errado.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *