Você deixa seu filho brincar sozinho?

Saiba a importância de desenvolver e estimular esse hábito no seu filho.

 

É preciso entender que as crianças não precisam de interação o tempo todo. Algumas vezes, o importante é ter alguém que está lá com ela e para ela caso ela necessite, mas que lhe permite desfrutar de maneira tranquila de sua própria companhia. A experiência de brincar sozinho ajuda no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e no aprendizado das crianças, principalmente quando nos referimos a criatividade, imaginação, autonomia e confiança, pois elas precisam se sentir autossuficientes. Elas podem desfrutar da própria companhia, estimular o faz de conta, criar fantasias e, a partir disso, expressar sentimentos que poderiam estar contidos.

 

Com o tempo, a criança também deve ser estimulada a se divertir sozinha em certos momentos. Isso trará diversos benefícios para o seu desenvolvimento e também para os pais. É possível que seu filho consiga brincar sozinho por pouco tempo nas primeiras vezes, mas, a longo prazo, ele pode ir aumentando esse tempo. Isso também vai ajudar no exercício da concentração em suas atividades, que será fundamental em outros momentos do desenvolvimento, como no aprendizado da leitura.

 

Brincar sozinho faz parte do desenvolvimento emocional da criança e é um dos marcos que demonstram a evolução da sua maturidade. Por fim, é sempre válido lembrar que é preciso existir um equilíbrio entre isso e as atividades compartilhadas.

 

Referências: https://leiturinha.com.br/blog/a-importancia-de-deixar-seu-pequeno-brincar-sozinho-tambem/

https://www.dentrodahistoria.com.br/blog/educacao/incentivar-filho-a-brincar-sozinho/#:~:text=A%20boa%20not%C3%ADcia%20%C3%A9%20que,%C3%A9%20bom%20para%20os%20pequenos.&text=Isso%20%C3%A9%20um%20marco%20importante,alguns%20minutos%20para%20si%20mesmos!

https://escoladainteligencia.com.br/brincar-sozinho/

Imagem: Canva Pro.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *