Vilões do sono

Como muitos já sabem, a hora do sono é fundamental para o desenvolvimento infantil, pois nesse momento são liberados os hormônios do crescimento. Embora a ação seja positiva, muitos pais enfrentam dificuldades na hora de colocar a criança na cama. Pensando nisso, separamos alguns fatores que podem estar interferindo nesse momento, confira!

  • Temperatura incorreta: O frio ou calor excessivo pode causar incômodo e atrapalhar a noite de sono do seu pequeno. Por isso, é preciso se atentar ao clima e à quantidade de roupas e cobertores que estão sendo utilizados.
  • Ausência de rotina: É comum os pais chegarem do trabalho e quererem aproveitar o tempo com seu filho, e não tem nada de errado com isso! Porém, é preciso estabelecer horários para que esta ação não interfira no horário de dormir da criança, ainda mais se ela acorda cedo para ir à escola. Quando o sono não é aproveitado da maneira correta, os resultados são: irritação ao longo do dia e baixa concentração durante as aulas devido ao cansaço.
  • Mudança de local: Já deixou seu filho dormir e despertou durante a madrugada com o choro dele? Saiba que isso ocorre porque a criança, assim como qualquer pessoa, se assusta ao dormir na presença de alguém e acordar sozinho no meio da noite, por exemplo. Neste caso, a dica que damos é deixar o quarto da criança antes que ela adormeça, pois, assim, as chances dela acordar assustada são menores.
  • Excesso de luz no ambiente: Durante a noite, o nosso organismo libera melatonina, hormônio responsável por nos fazer dormir. Por isso, é preciso evitar grandes quantidades de lâmpadas/abajures acesos na casa durante este momento.
  • Atividade física: As brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento da criança, porém é recomendável que as mesmas sejam feitas até às 18h, pois estas tendem a estimular e deixar os pequenos em estado de alerta, dificultando a chegada do sono. Jogos como quebra-cabeça e jogo da memória são ótimas opções para a noite.

 

Fonte: https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Sono/noticia/2017/08/por-que-o-bebe-nao-dorme-conheca-os-inimigos-do-sono.html

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *