A importância da organização do ambiente de estudos

Manter uma rotina de estudos é muito importante, principalmente em época das temidas provas. Sabemos que é difícil devido às distrações, falta de local adequado para estudo, muitas disciplinas para estudar e etc.

O segredo está na organização. Ela te ajuda a manter o foco no que realmente importa, otimizar seu tempo de estudos e ainda melhora seu rendimento. Mas como colocar um pouco de ordem nessa rotina? Confira nossas dicas e informações sobre a importância da organização em seus estudos!

Antes de qualquer coisa, procure aceitar o fato de que ambientes organizados são mais propícios aos estudos. Arrume um local limpo e arrumado, livre de distrações e de perdas de tempo procurando aquelas anotações feitas meses atrás. É importante organizar bem seu caderno de estudos, pastas e livros, ainda que todos eles sejam digitalizados. Ambientes virtuais também exigem organização!

Pensando na necessidade de se organizar melhor para os estudos, veja algumas dicas essenciais!

1. Faça um planejamento de tarefas e disciplinas a cobrir
Isso é especialmente importante para quem tem um concurso ou um vestibular pela frente. Quais são os pontos do edital? Quanto tempo de estudos você tem? Como dividir seu tempo entre estudos, exercícios e revisões? Faça um calendário mensal com os pontos a serem estudados todos os dias.

2. Estabeleça metas
Ter seus objetivos em mente te estimula a estudar mais e melhor. Sua meta é aumentar em 20% sua nota até o próximo concurso? Comece já a treinar para isso fazendo exercícios simulados e estudando as matérias nas quais você tem mais dificuldade.

3. Crie uma rotina de estudos com horários definidos
Quanto maior a regularidade dos seus horários, melhor. Se possível, escolha uma parte do dia para fazer exercícios, uma para realizar leituras e outra para revisar os conteúdos já aprendidos. Aproveite também para escolher a hora e os dias em que você vai fazer exercícios físicos, encontrar amigos, trabalhar etc.

4. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje
Isso é um mantra da organização. Você tem que arquivar aquela prova simulada? Rever as questões que não soube responder? Ler notícias para se manter atualizado? Que tal fazer isso hoje? Não deixe para fazer isso em outro dia, porque essas tarefas se acumulam!

5. Desligue-se das redes sociais e da internet
Elas são as maiores inimigas dos estudantes hoje em dia. Por isso, procure desligar o celular, suas notificações e o acesso à internet quando estiver estudando. Confira as redes sociais apenas nos horários de intervalo. Isso te ajuda a se concentrar no que realmente importa: os estudos.

6. Procure locais mais silenciosos e livres de distração
Para a maioria das pessoas, é assim que se rende melhor: em lugares onde você não será incomodado e não terá muitas distrações. Assim, fica mais fácil se concentrar.

7. Deixe sobre a mesa apenas o que você vai utilizar para estudar
Quanto mais limpa estiver sua mesa, maior o foco no livro ou no computador. Evite distrações como um celular ao lado do livro.

Siga esses passos, se programe e você verá que a organização é a melhor amiga dos estudos!


Fonte:
 https://www.passeidireto.com/blog/carreira/estudos/entenda-a-importancia-da-organizacao-para-o-seu-rendimento-nos-estudos/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *