Ansiedade na adolescência: Como ajudar seu filho a superar esse problema

A ansiedade é um transtorno que assola muitas pessoas em nossa sociedade e é constituída por manifestações somáticas e psíquicas. Ela se caracteriza por meio de diversas intensidades, durações e frequências, e além de afetar os adultos, aflige principalmente os adolescentes.

Não é difícil ouvir queixas de adolescentes dizendo que estão ansiosos demais com as provas, o temido vestibular, os estágios, expressando medos e frustações em relação aos problemas da vida. Em uma fase com muitas mudanças, é essencial que os pais estejam atentos às variações de humor e comportamentos dos seus filhos, além do mais, precisam lidar de forma compreensiva com as questões de ansiedade, de medo e angústia que tanto afetam os nossos adolescentes.

Segundo o médico psiquiatra Augusto Cury as crianças e os adolescentes […] “estão perdendo as habilidades socioemocionais mais importantes: se colocar no lugar do outro, pensar antes de agir, expor e não impor as ideias, aprender a arte de agradecer. É preciso ensiná-los a proteger a emoção para que fiquem livres de transtornos psíquicos. Eles necessitam gerenciar os pensamentos para prevenir a ansiedade.”  Ainda, de acordo com Cury, é essencial que os adolescentes sejam estimulados a terem um contato com a natureza, precisam se aventurar e se encantar com as temáticas, como a astronomia, já que esses são assuntos que requerem atenção e que geram estímulos lentos e profundos, que não são superficiais como, por exemplo, as redes sociais.

Não é difícil perceber que os vínculos familiares e o ambiente escolar são imprescindíveis para que os adolescentes desenvolvam a autoestima e a autoconfiança. Além disso, é importante que os pais sejam compreensíveis e atenciosos, os filhos precisam ter os pais como conselheiros e alicerces quando estiverem passando pelos seus medos e angústias. Ademais, ao receber intervenções positivas desde a primeira infância, eles poderão ficar livres dos grandes conflitos da adolescência, assim, seu cérebro conseguirá se desenvolver de forma sadia. Como resultado, observaremos adolescentes e adultos fortalecidos em diversos aspectos, principalmente em sua vida emocional.

 

 

Fonte: http://www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=413

https://claudia.abril.com.br/noticias/nunca-tivemos-uma-geracao-tao-triste/

https://escoladainteligencia.com.br/desenvolvimento-infantil-gestao-das-emocoes-para-um-futuro-promissor/

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *