Dar chupeta ou não para os bebês?

Dar chupeta ou não para os bebês? A resposta é uma escolha particular dos pais e deve ser respeitada. Nós mamíferos nascemos programados para nos alimentarmos através do ato de sugar as mamas da mãe, é algo involuntário dos bebês. Se colocarmos, nos primeiros meses de vida, qualquer objeto perto da boca da criança, ela sugará, essa é uma ação de sobrevivência. Após alguns meses, se torna uma atitude de conforto, o que acalma a criança.

Caso ocorra a ausência da mãe em alguns períodos do dia para dar colo e amamentar, algumas pessoas optam por utilizar a chupeta. Ela faz parte de todo enxoval, é tradicional, mas existem muitas dúvidas e discussões sobre o uso desse item.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já constatou que o uso da chupeta (e de mamadeiras) diminui consideravelmente o tempo de aleitamento materno. Isto porque a criança passa a fazer confusão de bicos. E todos nós sabemos que, quanto maior for o tempo de amamentação, mais saúde terão a mãe e o bebê!

O uso de chupetas durante muitas horas ao dia e/ou por muitos anos de vida ocasionará na alteração da posição da língua, que é um dos órgãos responsáveis pela produção de fala. É muito comum que crianças com 3-4 anos de idade tenham alteração de fala decorrente desse hábito. O ideal seria remover gradualmente esse costume até os dois anos. Além da fala, a chupeta é uma vilã perigosa para os dentes: deformação da arcada dentária e problemas na mastigação são as principais consequências do uso prolongado. Em muitas crianças, é possível observar o espaço exato entre os dentes superiores e inferiores, e isso demandará um possível tratamento ortodôntico no futuro do pequeno.  O padrão de respiração também pode ser prejudicado pelo sugar contínuo. Com a boca sempre aberta por causa da chupeta, a criança passa a ter uma respiração oral/bucal ao invés de nasal.

Não é proibido ou errado o uso da chupeta, não se pode afirmar que toda criança teve problemas ou terá por esse hábito, mas a indicação é que não se prolongue esse uso, até porque existem outros meios, além da sucção, para acalmar a criança: dar colo, cantarolar, fazer carinho e amamentar. Trocas justas pela saúde e para o bem dos pequenos.

Fontes:

https://bebe.abril.com.br/desenvolvimento-infantil/12-duvidas-sobre-o-uso-da-chupeta-solucionadas/

http://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/cuidados-com-o-bebe/uso-de-chupeta-os-pros-e-os-contras/

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *