A importância do brincar no desenvolvimento infantil

Brincar, segundo o dicionário Aurélio (2003), é “divertir-se, recrear-se, entreter-se, distrair-se, folgar”. Também pode ser “entreter-se com jogos infantis”. A princípio, o termo pode dar a entender que brincar seja apenas entretenimento, porém, tem um papel fundamental no desenvolvimento infantil.

Propor dinâmicas lúdicas, de qualidade e próprias para crianças, auxilia em diversos aspectos do crescimento, além de ser benéfico para a saúde, como reduzir o índice de obesidade infantil, por exemplo.

Meia hora de pega-pega gasta, em média, 225 calorias, e o mesmo tempo de amarelinha representa 135 calorias. “A convivência com a natureza reduz a obesidade, o déficit de atenção, a hiperatividade e melhora o desempenho escolar”, afirma Daniel Becker, do Instituto de Pediatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, para a revista Crescer.

Brincadeiras lúdicas com conteúdo próprio para o público infantil faz com que a criança não somente conheça a si própria, mas também, desenvolva seu senso cognitivo, social e cultural.

“Se você permite que seu filho corra, tropece, caia e levante de novo, ele aprende sozinho sobre suas possibilidades e limitações”, diz Luciane Motta, da Casa do Brincar (SP), segundo a revista Crescer.

Com tantos brinquedos, produtos, aplicativos voltados para crianças, talvez, nós adultos, nos sentimos um pouco perdidos em como utilizar esses produtos e como lidar com os pequenos. Porém, é fundamental que pais, familiares e professores participem da rotina das crianças, principalmente na hora de brincar. Interagir com elas as deixa motivadas, além de estreitar e criar laços afetivos.

 

Fontes: https://novosalunos.com.br/e-brincando-que-se-aprende-a-importancia-do-brincar-para-o-desenvolvimento-infantil/

https://revistacrescer.globo.com/Brincar-e-preciso/noticia/2015/03/importancia-do-brincar-11-motivos-para-seu-filho-se-divertir-muito.html

https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-brincar-na-educacao-infantil.htm

One comment

  1. I am not sure where you are getting your info, but great topic.

    I needs to spend some time learning more or understanding more.

    Thanks for magnificent info I was looking for this information for my mission.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *