A importância dos pais na rotina escolar

Uma boa educação é fundamental para o futuro de qualquer criança. No Brasil, a lei exige que elas sejam matriculadas em uma instituição de ensino a partir dos quatro anos de idade e esse é um passo fundamental para que a criança possa se familiarizar e se interessar pelo aprendizado. Sabemos que a escola é a principal responsável pelo ensino, mas é de fundamental importância que os pais acompanhem de perto a vida escolar dos filhos.

De acordo com pesquisas realizadas pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), sem o acompanhamento e supervisão dos pais na rotina escolar dos filhos as faltas tendem a crescer e há também um declínio no empenho estudantil. O estudo também aponta que é necessário criar um vínculo entre pais e escola.

Algumas dicas podem ajudar os pais nessa supervisão, como separar um ambiente adequado para os estudos, com boa iluminação e todos os materiais necessários para o aprendizado; um cronograma com horários definidos para diversão, descanso e brincadeiras; o incentivo à leitura, que é de fundamental importância para o vocabulário, criatividade e conhecimentos em geral e, o principal, a interação com as crianças, questionando os assuntos abordados em aula, revisando junto as tarefas de casa e acompanhando e solucionando possíveis dúvidas.

O diálogo entre pais e filhos sobre a escola e tudo que a envolve ajuda não só no acompanhamento do aprendizado, mas na própria relação familiar. Os temas aprendidos podem envolver outras atividades que tenham relação com o mesmo, como matérias de revistas, filmes, situações do cotidiano e até jogos de tabuleiros que ajudem a desenvolver o raciocínio. Outra coisa fundamental é a relação dos pais com a instituição de ensino. É muito importante que eles participem diretamente e estejam inteirados de tudo que acontece na escola. Reuniões de pais, feiras, festas e eventos, conhecer os professores, diretores, pais de outros alunos e funcionários também é importante. E é claro que a escola também precisa estar aberta e incentivar a participação dos responsáveis na vida escolar. A criança se sente mais segura com a presença dos pais no ambiente.

Uma união entre escola e pais pode transformar diretamente a educação e influenciar positivamente na formação do aluno. Boas notas e desempenho acadêmico fazem parte de um processo muito maior, e que envolve todas as partes. Se desenvolvida desde cedo, essa relação trará ganhos positivos para o futuro, não só para os pequenos, mas para todos os envolvidos.

 

Fonte: https://mdemulher.abril.com.br/familia/por-que-os-pais-devem-acompanhar-a-rotina-escolar-do-filho/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *