Cuidados no banho do bebê

O banho do bebê não precisa ser um bicho de sete cabeças. Aproveite o momento com delicadeza e amor

Pequenos e delicados é preciso tomar muito cuidado na hora de banhar seu bebê. Dá medo? Dá! Mas o banho não é um bicho de sete cabeças, então não precisa se preocupar. A primeira limpeza de um bebê acontece na hora do nascimento, já que ao nascer ele está úmido e envolto numa camada de gordura que serve como proteção à água que estava em contato com sua pele na barriga da mamãe, sendo assim, uma enfermeira realiza o procedimento de higiene ainda na sala de parto.

É ideal que o vérnix, substância esbranquiçada e gordurosa que revolve a pele do bebê ao nascer, seja removido com o tempo, durante os banhos. Vale ressaltar, que se removida usando a força, isso poderá agredir a pele do bebê.

O primeiro banho (com água) normalmente acontece nos hospitais. Alguns hospitais, ao nascer, dão banho com paninhos úmidos. Mas calma mamãe! Não há nada de anormal nisso. É apenas para não agredir a pele do recém-nascido, que está bem sensível. Neste banho, com pente fino, água e sabão, tiram-se as sujeirinhas, que restaram do parto, da cabeça do bebê.

Em casa, o primeiro banho é quando a mãe sentirá melhor seu bebê  e será uma coisa nova (para as mamães de primeira viagem), pois os pequenos costumam chorar durante o banho – é algo novo para eles também. Não precisa se preocupar, é só fazer tudo com muito amor e carinho. Imprevistos também podem acontecer, como: xixi na água, então, não se assuste! Apenas esteja preparada. Se possível, evite banhá-lo após uma mamada, pois o bebê pode ter refluxo durante o banho.

Aproveite o tempo em que o bebê está dormindo para preparar o banho: separe itens como: roupas, pomadas, fraldas e tudo o que for precisar (lembre-se que bebês precisam se sentir quentinhos e confortáveis). Feche janelas e portas para impedir o frio de entrar, limpe seu bebê com lenços umedecidos antes do contato à agua, que deve estar morna, entre 36 e 37 graus – sinta a temperatura antes de colocar o neném em contato à agua. Se não for utilizar a água do chuveiro, coloque primeiro a fria e depois a quente.

Deixe tudo que for utilizar durante o banho: sabonetes apropriados, óleos e algodão próximos a você, pois com uma mão você segurará o bebê e a outra, manuseará os objetos. Para segurá-lo, apoie seu braço em volta das costas dele, de modo que você consiga segurar a axila do outro braço.

Já a ordem para o banho (cabeça ou corpo primeiro), quem decidirá será a mamãe. É importante ter muito cuidado na hora de lavar a cabeça e o rostinho: primeiro lave os olhos com algodão, utilize algodões diferentes para cada olho e realize a limpeza na área de fora para dentro. O restante do rosto lave apenas com água.  O corpinho do bebê deve ser lavado com firmeza e, ao mesmo tempo, de forma delicada. Não se esqueça de lavar as costas, para isso, é só virá-lo de barriga para baixo.

Quando acabar o banho, seque-o com toalha macia, comece vestindo-o pela fralda, limpe o umbigo com álcool 70% e coloque a roupinha. Pronto, seu bebê estará cheirosinho para receber muito amor e carinho, aproveite.

 

Fontes:
https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Saude/noticia/2019/04/vernix-entenda-o-que-e-e-conheca-os-beneficios.html

https://www.trocandofraldas.com.br/primeiro-banho-na-maternidade-e-em-casa-cuidados-com-o-bebe/

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *