As vantagens do ensino híbrido

Entenda quais são as principais vantagens do ensino híbrido

A pandemia gerou diversas mudanças no mundo educacional, desde a modalidade da aprendizagem até a gestão dos conteúdos pedagógicos.

Com isso um novo modelo de educação que integra, mesclando, o ensino on-line e o ensino off-line (ou presencial). Mas acima de tudo, esse modelo deve ser visto como um processo contínuo de ensino, e não duas formas separadas, distintas e totalmente diferentes.

A principal e mais notória vantagem do ensino híbrido é justamente permitir que o estudante tenha flexibilidade de ambiente e horário para estudar, mas também tenha o contato físico com seus colegas de sala e professores.

Quando estiver em sala (ensino presencial), o aluno deverá atender às estratégias educacionais propostas pelos seus professores. Ou seja, ele vivenciará a disciplina e o relacionamento interpessoal. Quando estiver em seu ambiente virtual (especialmente criado para que ele desenvolva as atividades e pesquisas propostas), ele terá controle sobre os elementos que compõe a rotina de estudos convencional, como tempo, local e ritmo.

A grande vantagem do ambiente virtual é dar ao estudante a responsabilidade de cumprir tarefas com a autonomia de escolher e tomar suas próprias decisões acerca de alguns componentes dos estudos.

Em alguns momentos, o aluno pode escolher estudar no laboratório de informática, em seu quarto, na sala de sua casa, ou mesmo na biblioteca da escola. Para isso, utilizará instrumentos como o celular, o tablet ou o computador. Com isso, ele adquire maior capacidade de coordenar as tarefas do dia a dia e aprimorar a sua disciplina, tendo um maior rendimento.

Nos momentos de estudo presencial, realizados dentro da escola, o aluno se relacionará com os professores fisicamente, bem como com seus colegas de sala. Os estudos podem ser desenvolvidos em grupo ou individualmente. O importante no ensino híbrido é entender que os dois momentos, on-line e off-line, se complementam, não sendo, como já dissemos, separados.

E com o dinamismo de ambiente, faz com o que o aluno aprenda mais pelas experiências diárias e troca de informações com os colegas por diferentes canais. 

Fonte: https://novosalunos.com.br/o-que-e-ensino-hibrido-e-quais-sao-os-beneficios-para-as-criancas/

Fonte da imagem: https://br.freepik.com/fotos/pessoas

3 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *