Caminhada, por que fazer?

A caminhada é uma atividade física aeróbica que pode ser realizada por qualquer pessoa, independente da idade e do condicionamento físico, ela possui diversos benefícios para a saúde, como a melhora do sistema cardiovascular, diminuição dos sintomas de estresse e ansiedade, fortalecimento muscular, além de reduzir o inchaço.

 

Ainda possui a vantagem de ser a mais segura de todas as atividades aeróbicas — tanto sob o ponto de vista cardiovascular como ortopédico. Mesmo executando-a com passos rápidos, dificilmente o coração será sobrecarregado. Além disso, diferentemente da corrida, o risco de lesões nas articulações — em especial nos joelhos e tornozelos — é bem menor.

 

Caminhar durante 30 minutos, 3 vezes por semana, pode ser tão eficiente no tratamento de depressão quanto a utilização de medicamentos. Além disso, evita doenças e melhora a qualidade de vida.

 

É importante lembrar que antes de se iniciar qualquer atividade física, é preciso uma avaliação médica para afastar possíveis riscos à saúde. Também ter alguns cuidados durante a caminhada para que não aconteçam lesões ou situações que podem comprometer o bem-estar da pessoa, sendo:

 

  • Utilizar calçado confortável e roupas leves;
  • Beber 250 mL de água por cada hora de caminhada;
  • Utilizar filtro solar, óculos escuros e chapéu ou boné para se proteger do sol;
  • Evitar horários mais quentes, como entre as 11h e às 16h e ruas muito movimentadas;
  • Fazer exercícios de alongamento antes e depois da caminhada, como alongar as pernas e os braços, para ativar a circulação e prevenir as cãibras.

 

Respeite suas limitações e aposte em treinos de flexibilidade somente com o intuito de ganhar mobilidade articular e preservar a integridade física.

 

Referências:

https://www.minhavida.com.br/fitness/tudo-sobre/12490-caminhada

https://www.tuasaude.com/caminhada/

https://belezaesaude.com/caminhada/

 

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